BIOGRAFIAS EM DESMONTE PARA CRIAÇÕES NAS ARTES DA CENA
Resumo
Este artigo é oriundo das pesquisas empíricas no Grupo Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades e faz parte de uma tese de doutoramento. A investigação narra a partir de uma experiência de imersão junto ao grupo cultural peruano Yuyachkani, um dos mais antigos e ativos coletivos de teatro da América Latina, que é conhecido por uma estética que cavouca nas entrelinhas da história peruana tida como oficial. Ao buscar memórias que foram ocultadas, o grupo faz disso seu gesto político, além de levantar materiais que potencializam as suas dramaturgias. Este estudo analisa as metodologias dos processos de criações deste grupo, que estão embrenhados com as biografias dos seus atores, detectando particularidades nesse modo fazer teatral na contemporâneo.
Referências
ABUJAMRA, Marcia. A alma, o olho, a mão ou o uso da autobiografia no teatro Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013)
BARBA, Eugênio. A canoa de papel Tratado de antropologia Teatral. 3ª edição. Editora Dulcina – Brasília 2012
BONFITTO, Matteo. A cinética do invisível: Processo de atuação no teatro de Peter Brook. 3ª edição. Editora Perspectiva. São Paulo 2009
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. Editora Perspectiva. São Paulo 2013
BRECHT, Bertold. Diário de Trabalho. Editora Rocco – Rio de janeiro 2012
BROOK, Peter. O espaço vazio. Editora Apicuri - Rio de janeiro 2015
CARREIRA, André. e BULHÕES, Ana Maria. Artigo: Entre mostrar e vivenciar: Cenas do teatro do real. Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013)
CURI, Alice Stefânia. Traços e devires de um corpo cênico. Editora Dulcina – Brasília 2013
DELEUZE, Gilles e Guattari, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. VOL. 1 - EDITORA 34 - São Paulo 1995 .
FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: Poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta de 15/04/2009
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades Contemporânea. Editora Perspectiva. São Paulo 2010
FERRACINI, Renato. Lima, Elizabeth M. F. Araújo. Carvalho, Sergio Resende de. Liberman, Flávia e Carvalho, Yara M. de. Uma experiência de cartografia territorial do corpo em arte. Revista Urdimento, v.1, n.22, p219 - 232, julho 2014.
GUATTARI, Félix. e ROLNIK, Suely. Micropolítica - Cartografias do Desejo. – Editora Vozes - Petropolis. 2000.
GUIMARÃES, Juliana. Artigo: Teatros do real, teatro dos outros: A construção de territórios da alteridade a partir da presença de não atores em espetáculos contemporâneos. Revista Sala Preta. v. 13, n. 2 (2013)
LEHMANN, Hans Thies. – Teatro pós dramático. Editora Cosac Naify. São Paulo 2007
LIMA, Tatiana Motta. Palavras praticadas – O percurso artístico de Jerzy Grotowsky, 1959-1974. Editora Perspectiva. São Paulo 2012
MIGNOLO, Walter De. Aiesthesis Decolonial - Revista CALLE14 // volumen 4, número 4 // enero - junio de 2010
OLIVEIRA, Vanessa Teixeira de Oliveira. Eiseinstein ultra real: Movimento expressivo e montagem das atrações na teoria do espetáculo de Serguei Eiseinstein. Editora Perspectiva. São Paulo 2008
PAVIS, Patrice. O teatro no entrecruzamento das culturas. Editora Perspectiva. São Paulo 2008
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Editora Orfeu Negro. Lisboa. Portugal 2010.
ROUBINE. Jean Jacques. Introdução as grandes teorias do teatro. Zahar Editores – Rio de Janeiro 2003
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado processo de criação artística. 5ª edição. Editora Intermeios – São Paulo 2011.
SOLER, Marcelo. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - 2008
SOUZA, Thaís Helena Rissi de. Yuyachkani: teatro e performance enquanto registro e memória na Latino-América. Dissertação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DAS ARTES do INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - 2014
ZAPATA, Miguel Rubio. Raices Y Semilla. Maestros y caminhos del teatro en America Latina –– Editora Grupo Cultural Yuyachkani – Lima Peru – 2011