Slam e teatro: experiências teatrais na quebrada, de Uberaba

  • Maíra Rosa Peixoto Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar experiências teatrais que acontecem do outro lado da cidade, com a “quebrada”, no Residencial 2000, Uberaba-MG. Tais experiências tiveram como primado, a escuta cultural, suas potências expressivas, e formas de manifestação que se viram representadas pelo “lugar de fala”, e podem ser lidas nas linguagens do Movimento Hip- Hop. Como movimento que tem como germe a ocupação através do rito ao espaço urbano, o papel do teatro com comunidades, “quebrada” soma-se de forma a mergulhar por danças, grafites e batalhas de poesia, a fim de celebrar o encontro e coletivizar saberes. Como mote a celebração e criação cênica, utilizaremos as batalhas de poesias, ou poetry slam, que em nosso processo de criação com comunidades urge como outras formas narrativas. Tal instrumento, constrói através de inferências poéticas, mecanismos de debate, reflexão e ação. O ponto comum do slam, assim, se estabelece na necessidade de firmar a cidade como local onde as batalhas de rimas, poesias e danças, instauram um profundo significado ao corpo no interior da cidade, determinando aos artivistas a necessidade de ocupação e reinvenção da cidade, da arte, dos corpos, das metodologias de criação para o teatro e finalmente para a própria sociedade.  

Biografia do Autor

Maíra Rosa Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia
Mestranda em Artes Cênicas- Programa de pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ALMEIDA, Daniel Carvalho de. O poema no processo escolar: compromisso ético e formação de identidade. Revista Encontro e Conversas, São Paulo, DRE Itaquera, ano 2, n.2,p. 35-38)

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasilia, 2008.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre Teatro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2005.

CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares: teatralidades, performance e política.Tradução de Luis Alberto Alonso e Angela Reis. Uberlândia: EDUFU, 2011.

ESTRELA D’ALVA, Roberta. Teatro Hip-Hop. São Paulo: Perspectiva , 2015.

HENRI, Lefebvre. Direito à cidade. São Paulo: Centoaro Editora, 2015.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e Comunidade. in TELLES, Narciso;

FLORENTINO, Adilson (orgs) Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia:UDUFU, 2009.

_________. Teatro e Comunidade: Interações Dilemas e Possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2009.

SILVA, José Carlos Gomes da. Rap na cidade de São Paulo. Juventude Negra, música e segregação urbana (1984-1998). EDUFU, 2015.

Publicado
2018-03-19