Corpo e Escola: processo criativo com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre corpo, dança, cognição e aprendizagem a partir do relato de um processo criativo vivenciado com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre. Tais investigações se desdobraram a partir do olhar da fenomenologia da percepção que aborda o corpo como o espaço do sensível, por consequência, como espaço das experiências, da apreensão e da significação. No campo da dança dentro da educação, Marques colabora na compreensão do lugar da dança enquanto linguagem e área do conhecimento nos processos de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada vem de uma construção pautada nas experiências vividas pela pesquisadora tanto na área da dança, quanto na área do teatro. O conceito metodológico passa por quatro estruturas que dialogam entre si no processo da vivência corporal, Corpo-Olha-Sente-Pensa (COSP). Este conceito metodológico surge na prática observadora da pesquisadora e se articula as pesquisas na área de dança-teatro e do teatro físico. Entrar nos meandros do processo corporal através da dança revela a potência que grita nos corpos dos alunos e que pede espaço para que o corpo possa falar e articular novas compreensões de mundo.
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