Corpo e Escola: processo criativo com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre

  • Walderlane Cardoso Justino Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre corpo, dança, cognição e aprendizagem a partir do relato de um processo criativo vivenciado com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre. Tais investigações se desdobraram a partir do olhar da fenomenologia da percepção que aborda o corpo como o espaço do sensível, por consequência, como espaço das experiências, da apreensão e da significação. No campo da dança dentro da educação, Marques colabora na compreensão do lugar da dança enquanto linguagem e área do conhecimento nos processos de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada vem de uma construção pautada nas experiências vividas pela pesquisadora tanto na área da dança, quanto na área do teatro. O conceito metodológico passa por quatro estruturas que dialogam entre si no processo da vivência corporal, Corpo-Olha-Sente-Pensa (COSP). Este conceito metodológico surge na prática observadora da pesquisadora e se articula as pesquisas na área de dança-teatro e do teatro físico. Entrar nos meandros do processo corporal através da dança revela a potência que grita nos corpos dos alunos e que pede espaço para que o corpo possa falar e articular novas compreensões de mundo.

Biografia do Autor

Walderlane Cardoso Justino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Walderlane Cardoso Justino graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2004), especialista em duas áreas:  Cultura Pernambucana pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE/2009) e Educação Especial pela Faculdade Joaquim Nabuco (FJN/2017). Atualmente mestranda no programa de Mestrado Profissional em Arte em Rede Nacional (PROFARTES) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2017). Tenho interesse e pesquisa na área do corpo. Trabalho com teatro e dança tanto artisticamente, quanto no campo da educação.

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Publicado
2018-03-19