Um olhar transversal para as danças do mundo

  • Andréa Moraes Soares
  • Monica Fagundes Dantas

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a transversalidade como um novo olhar para a dança atual, a partir da perspectiva pós-colonialista, que pressupõe que todas as danças são igualmente potentes artisticamente. Apresenta como exemplo o  espetáculo “Puz/zle” do amplamente reconhecido coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, que utiliza-se desta temática em sua concepção, para então abordar a experiência de composição da  coreografia “El Charque”, uma hibridização de dança do ventre e dança contemporânea a partir da assimilação da  poética de Eva Schul.

 

Palavras-chave: Pós-Colonialismo – Hibridação – Dança do Ventre

Biografia do Autor

Andréa Moraes Soares
Bailarina e coreógrafa de dança do ventre, Graduada em Comunicação, Especialização em Dança e Mestre em Artes Cênicas - UFRGS.
Monica Fagundes Dantas
Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal (Canadá) 2008. Professora do Programa de Pós Graduação da UFRGS.
Publicado
2014-09-15
Seção
Artigos - Dossiê Temático