Corpo em trânsito entre a ação e a divindade: Polirritmia- Policentrismo-Sentido Holístico

  • Suzana Martins Universidade Federal da Bahia

Resumo

Trata-se de um artigo sobre a “unidade dinâmica” de dança emúsica de herança negro-africana, na qual o corpo transita entrea ação física e a divindade. Nesse trajeto há elementos interculturais,envolvendo três pilares fundamentais – a Polirritmia,o Policentrismo e o Sentido Holístico que, juntos, são marcas emblemáticas da dança e da música do Candomblé da Bahia.

Biografia do Autor

Suzana Martins, Universidade Federal da Bahia
Suzana Martins graduou-se em Licenciatura em Dança (1973) e Dançarino Profissional (1972) pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Martins possui mestrado e doutorado pela Temple University (E.U.A.). Ela realizou dois estágios Pós-Doutorado: no programa de pós-graduação da CODARTS, Holanda (2005) e na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (2010). Atualmente, Martins é professora da Escola de Dança (UFBA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) inserida na linha de pesquisa Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea. E-mails: smiaba@uol.com.br e bahiasuzana@hotmail.com C.V. lattes.cnpq.br/ 28717214784110019.

Referências

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Matrizes Estéticas: O Espetáculo da Baianidade. In: Temas em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. São Paulo: Annablume, 2000.

GUERREIRO, Goli. A Trama dos Tambores: A Música Afro-Pop de Salvador. São Paulo: Editora 34, 2000.

MARTINS, Suzana. A Dança de Yemanjá Ogunté sob a Perspectiva Estética do Corpo. Salvador: EGBA, 2008.

THOMPSON, Robert Farris. African Art and Motion: Icon and Act. Los Angeles: University of California, 1974.

WELSH, Kariamu. Commonalities in African Dance: An Aesthetic Foundation. IN: African Cultures: Rhythms of Unity. New Haven, CT, Greenwood, 1985.

PEIXOTO, Janail. Entrevista realizada no terreiro Ilê Axé Jagun, localizado no bairro de Alto de Coutos, Salvador, Bahia, 1992.

POVOAS, Ruy do Carmo. Quarto de consulta: um espaço para a terapia africana Kàwé. Cadernos do Núcleo de Estudos AfroBaianos Regionais. Ilhéus: EDITUS (editora da UESC), 1997.

Publicado
2015-08-03
Seção
Artigos - Dossiê Temático