Cena ao vivo contemporânea: rede de fricções entre o ator performático e fruidor coautor

Rita Gusmão

Resumo


Reflexão sobre os agentes considerados próprios à fruição, como o gosto e o espectador, buscando perceber seus papéis na pós-modernidade e relacionando-os à necessidade de fricção que a arte contemporânea sugere; o objetivo é enxergar como a cena ao vivo contemporânea tem se constituído diante das demandas pós-modernas, seja do ponto de vista do ator e suas transformações, seja do ponto de vista do estabelecimento de categorias novas de relação e de percepção da arte.

Palavras-chave


Cena. Coautoria. Fricção.

Texto completo:

PDF

Referências


BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Guilherme J.F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre/RS: Zouk, 2008.

BORRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. (Coleção Todas as Artes)

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. Tradução: Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins, 2005. (Coleção Toda as Artes)

CAUQUELIN, Anne. Frequentar os Incorporais. Contribuição a uma Teoria da Artes Contemporânea. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins, 2008. (Coleção Todas as Artes)

CORNAGO, Oscar. Teatralidade e Ética. In: próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. Org. Fátima Saadi e Silvana Garcia. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. MIL PLATÔS Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. RJ: Ed. 34. 1995. 94 p. (Coleção TRANS).

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução e organização Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.

GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenêutica. Traducción de Antonio Gómez Ramos. 2.ed. Madrid: Editorial Tecnos (Grupo Anaya S.A.), 2001.

KRISTEVA, Julia. Introdução à Semanálise. Tradução: Lúcia Helena França Ferraz. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. (Debates – 84)

PÁL PELBART, Peter. “Elementos para uma cartografia da grupalidade”, In: próximo ato: questões da teatralidade contemporânea”. Org. Fátima Saadi e Silvana Garcia. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução Sérgio Sálvia Coelho. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. (Estudos; 196)

TEIXEIRA COELHO NETO, José. Moderno Pós-moderno. 2.ed. SP: L &PM, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


(c) Conceição | Concept., Campinas (SP) - ISSN 2317-5737.