Da oralidade popular brasileira a uma dança teatral performativa: o corpo pós-colonial como lugar de experiência

  • Daniel Santos Costa Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
  • Sayonara Pereira Universidade de São Paulo

Resumo

Este texto apresenta reflexão teórica sobre o corpo pós-colonial em confluência com uma perspectiva de criação advinda da experiência do sujeito-criador com manifestações da oralidade popular brasileira inerentes à sua formação, tais como as Folias de Reis, a Umbanda e o Movimento dos Sem-Terra (MST). Nesse trajeto, elucidamos uma perspectiva singular de criação, onde o corpo é lugar de experiência e conhecimento, além de articular possibilidades de criação a partir da perspectiva do Tanztheater.

Biografia do Autor

Daniel Santos Costa, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. ORCID: http://orcid.org/ 0000-0003-3733-471-X

Sayonara Pereira, Universidade de São Paulo

Professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. ORCID: http://orcid. org/0000-0002-4991-9849

Referências

BHABHA, Homi. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Costa, Daniel S. Encruzilhadas de uma Dança-Teatral Brasileira: f(r)icção arte-vida no processo criativo. Curitiba: Prismas, 2016.

COSTA, Daniel S. Encruzilhadas do corpo (em) processo: f(r) icção arte-vida na criação de uma dança-teatro brasileira. 261 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014.

CORBIN, Alain; COUTRINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. Vol. 3. Petrópolis: Vozes, 2009.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de janeiro: Ed. 34, 2005.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIÉGUEZ,Ileana. Desmontagem Cênica. Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 5-12, jan/jun. 2014 Disponível em: http://www.seer. ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/27217/14875. Acesso em 11 jan. 2015.

DIÉGUEZ, Ileana. Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: procesos de investigación y creación. Cidade do México: Universidad Iberoamericana, 2009.

FABRINI, Verônica. Sul da cena, sul do Saber. Moringa: Artes do espetáculo, João Pessoa, João Pessoa, V. 4 N. 1 jan-jun/2013. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ moringa/article/view/16121. Acesso em: 11 jan. 2015.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

GERALDI, Silvia M. O lugar da teatralidade na dança contemporânea. Sala Preta (USP), v. 2, p. 13-26, 2012. Disponível em http://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57483/60489. Acesso em 11 jan. 2014.

GERALDI, Silvia M. O estado de ser e não ser das artes performativas contemporâneas. Revista Científica/FAP, v. 3, p. 183- 197, 2008. Disponível em http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/ File/RevistaCientifica3/18_Silvia_Geraldi.pdf. Acesso em 11 jan. 2014.

GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

GREINER, Christine. Cinco questões para pensar nas danças contemporâneas brasileiras como anticorpos à categoria tradicional de “corpo brasileiro”. In: NORA, Sigrid. Humus 2. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 2a ed. São Paulo, Annablume, 2005.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEPECKI, André. Exhausting dance: Performance and the poli- tics of movement. New York: Routledge, 2006.

LOUPPE, Laurance. Poética da dança contemporânea. Lisboa (Portugal): Orfeu Negro, 2012.

MARTINS, Leda. “Oralitura da memória”. In FONSECA, M. N. S. (Org). Brasil afro-brasileiro. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MARTINS, Leda. Afrografias da Memoria. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no processo criativo de ES-BOÇO: espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da Unicamp. São Paulo: Annablume, 2010.

PEREIRA, Sayonara. Pulsações e ações da memória materializados em cena. Anais do Seminario interseções corpo e memória. Recife: UFPE, 2012. v. 1. p. 1-14, 2012.

PEREIRA, Sayonara. Corpos que esboçam memórias. Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – Dança contrações epistêmicas. Porto Alegre. São Paulo: ANDA. v. 1. p. 01-11, 2011.

PEREIRA, Sayonara. Pensando a dança dançadamente: ou como falar uma linguagem mais unânime para diferentes tribos. Memória Abrace Digital, v. 1, p. 63, 2010.

SANTOS, Boaventura. S. Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010a.

PEREIRA, Sayonara. Um discurso sobre a ciências. São Paulo: Editora Cortez, 2010b.

SIQUEIRA, Denise S. C. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 20, p. 1-360, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/

cadernosdecampo/article/view/36807/39529. Acesso em: 11 jan. 2015.

SETENTA, Jussara. S. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado
2016-06-30
Seção
Artigos - Dossiê Temático