Gyl Giffoni Moura
Universidade Estadual de Campinas
Marcos Nogueira Gomes
Universidade Estadual de Campinas
Yenny Paola Agudelo
Universidade Estadual de Campinas
Resumo
Este texto visa o compartilhamento de escrituras dramatúrgicas que ecoam pela América de um Sul geográfico e metafórico, segundo Fabrini (2013). Emergem dessa experiência materiais textuais do Brasil, Colômbia, Paraguai e Peru, que trazem em seus substratos, discussões de um real que é decolonialidade, desaparecimento, abandono e invisibilidade. Do sul das artes da cena, nossos corpos expõem-se como pontes de diálogo entre esses territórios e outros ouvidos dessa Latino-América, percebendo um teatro que se constrói com a urgência de acontecimentos do presente – políticas; marcas das ditaduras; violências; diferenças. Provocados pelas fronteiras visíveis e invisíveis, criadas ao longo da história, buscamos furar essas divisas, para conectar vozes e expressões de dramaturgias, que habitam nossas pesquisas, realizadas no Programa de pós-graduação em Artes da Cena da Universidade de Campinas.
Biografia do Autor
Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas.
Gyl Giffoni Moura, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas.
Marcos Nogueira Gomes, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas.
Yenny Paola Agudelo, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas.