Considerações na Criação e Produção de Música Instrumental para Pessoas Surdas: um relato de experiência composicional

  • Guilherme Augusto Soares de Castro Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix UEMG
  • Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Resumo

Este trabalho buscou reunir e analisar dados referentes a fundamentos para composição e produção de música para pessoas Surdas. Teve como objetivo, compor um tema musical do gênero instrumental a partir dos fundamentos apontados na revisão bibliográfica e relatar a experiência composicional da mesma, na tentativa de criar uma obra musical de caráter inclusivo para estudantes de música surdos que utilizam sistemas vibrotáteis. Para isso, foi utilizado como metodologia, uma revisão bibliográfica de estudos que comprovam a relevância que a  música tem na vida das pessoas Surdas e também, os fatores que devem ser considerados para que a apreciação musical destas pessoas seja significativa do ponto de vista sensorial, social e cultural. Com essa metodologia e o auxílio de ferramentas utilizadas na atual produção de música, como é o caso do computador e softwares conhecidos como DAW (Digital Áudio Workstation), foi composta a música "Um possível Ab'Surdo  para servir como objeto de estudo na continuidade desta e outras pesquisas no campo acadêmico que estejam ligadas ao tema Música e Surdez .

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Soares de Castro, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix UEMG

Professor Designado na Escola de Música da UEMG - Departamento de Teoria

Professor assistente no CEUNIH - Música e Tecnologia

Doutor em Música pela UNICAMP

Mestre em Música pela UFMG

Bacharel em Composição pela UFMG

Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Licenciado em Música pelo CEUNIH

Referências

CERVELLINI, N. G. H. A criança deficiente auditiva e suas reações à música. São Paulo: Editora Moraes, 1986.

FINCK, R. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectivas para a ação pedagógica inclusiva, 2009.

MERRIAM, A. (1964). The anthropology of music. Evanston, IL: Northwestern University Press.

MULLER,V. TOUCHINGNOTES II – MÚSICA PARA OS SENTIDOS – Trabalho de conclusão de curso (Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha) 2009

PEREIRA, S. A Utilização de Tecnologia para ampliar a Experiência Sonora/ Vibratória de Surdos, 2016.

PONTO CIÊNCIA. Tabela de discriminação de notas musicais em frequencias (Hz), site: disponível em <http://pontociencia.org.br/galeria/content/Fisica/Optica/Frequencias de cordas do Piano.jpg >, (acessado em 15/09/2016)

SHIBATA, DEAN. Brains of deaf people rewire to ‘hear’ music (2001): University of Washington: Disponível na Internet em < http://www.washington.edu/news/2001/11/27/brains-of-deaf-people-rewire-to-hear-music/ > (acessado em 06/09/2016).

Publicado
2019-03-04
Edição
Seção
Artigos