Jogos coreográficos

  • Fátima Wachowicz Universidade Federal da Bahia

Resumo

A discussão proposta neste ensaio sugere refletir de que maneira se estabelecem as  relações entre dança e ambiências, e, nesse sentido, entre corpo  e  cognição. Esse estudo faz parte da primeira fase da pesquisa de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, e teve como objeto da análise inicial o espetáculo Ilinx, apresentado pelo Grupo de Dança Contemporânea da UFBA – GDC (2006). A pesquisa pretende continuar a investigação referente as possibilidades de relações entre dança e ambiências que aqui são inicialmente apontadas.

Referências

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Ed. Cotovia, 1990.

GROVE, R., STEVENS, C., McKECHNIE, S. Thinkink in four dimensions: creativity and cognition in contemporary dance. Melbourne: Melbourne University Press, 2005.

SEIFERT, Colleen M. Situated Cognition and Learning. In: CRANE, T. Mind-Body Problem. In (edited by) WILSON, Robert & KEIL, Frank. The MIT Encyclopedia of the Cognitive Sciences. Cambridge,Massashusetts: MIT Press, 1999. p.767-769.

< http://marcs.uws.edu.au > STEVENS, Catherine. McKECHNIE, Shirley. Thinking in action: thought made visible in contemporary dance. (acessado em jul/2006)

Publicado
2018-04-27