Um olhar para Klauss Vianna

  • Neide Neves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Dizer  que  a  dança  é  o  modo  como  o  corpo  organiza  as informações  no  fluxo  com  o ambiente pode parecer uma descrição óbvia, mas caracteriza de maneira importante uma forma de ver e trabalhar a dança na qual se reconhece o pensamento e a prática do pesquisador e professor Klauss Vianna.

Referências

CLARK, Andy. “Mind and World: The Plastic Frontier”. In: Being There – Putting Brain, Body and World Together Again - The MIT Press, Londres, 1997.

DAMÁSIO, António. O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta - São Paulo: Cia. Das Letras, 2000.

EDELMAN, M. Gerald. Neural Darwinism – The Theory of Neuronal Group Selection - New York: BasicBooks, 1988.

__________________ Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness - New York: BasicBooks, 1990.

_________________ Bright Air, Brilliant Fire – On the Matter of the Mind - New York: BasicBooks, 1992.

___________________ A Universe of Counsciousness – How Matter Becomes Imagination - New York: BasicBooks, 2001.

LAKOFF, George and JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought - New York: Basic Books, 1999.

MARTINS, Cleide. A Improvisação em Dança: Um Processo Sistêmico e Evolutivo - dissertação de mestrado defendida no programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP, 1999.

RAMACHANDRAM, V. S. and al. “Illusions of Body Image: what they reveal about human nature”. In: The Mind-Brain Continuum, sensory process. Patricia S. Churchland e Rodolfo Llinás (editors) – Bradford Book, 1996.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. “Emotion and Movement: A beginning empiricalphenomenological analysis of their relationship”. In: Reclaiming Cognition (eds) Rafael Nuñez and Walter Freeman, Imprint Academic, 1999.

TAVARES, Joana Ribeiro da Silva. A técnica Klauss Vianna e sua aplicação no teatro brasileiro. Dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em teatro da Uni-Rio. Rio de Janeiro, 2002.

PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas – Tempo, Caos e as Leis da Natureza. Tradução de Roberto Leal Ferreira – SP: Editora da UNESP, 1996.

VARELA, J. Francisco. “The Reenchantment of the Concrete”. In: Incorporations, Crary, Jonathan and Sanford Kwinter (editors) – New York: Zone Books, 1992.

VARELA, Francisco, THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. L’Inscription Corporelle de l”Esprit, Sciences cognitives et expérience humaine – Éditions du Seuil, 1993.

VIANNA, Klauss e CARVALHO, Marco Antônio de. “A Dança”. São Paulo: Summus Editorial – 3ª edição revisada, 2005.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. “Organização e Sistemas” - Informática na Educação. In: Teoria & Prática V.3 N.1, p.11-24. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – Porto Alegre: UFRGS, setembro de 2000.

Publicado
2018-04-27