Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia

  • Beatriz Cabral (Biange) Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta comunicação pretende refletir sobre a caracterização e implicações dos conceitos pedagogia do teatro e teatro como pedagogia na esfera do Teatro na Educação.
Por um lado, estas expressões significam a mesma coisa e indicam a forma do professor direcionar sua prática – identificando o método de ensino e planejando a partir dele; ou, no segundo caso, considerando que a imersão na atividade independe do planejamento e decorre do engajamento emocional com a situação em foco.
Por outro lado, a variedade das formas teatrais na contemporaneidade e o reconhecimento da complexidade da formação contínua do ser humano, trazem consigo o desenvolvimento de perspectivas pedagógicas e teatrais que, de certa forma, podem justificar a distinção entre os dois conceitos.

Referências

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo, Hucitec, 2006. COHEN, Jeffrey Jerome. Pedagogia dos monstros – os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.

GIROUX, Henri. “Border Pedagogy and the Politics of Postmodernism”, in Education and Society, Vol.9, No 1, pp 23-37.

KOUDELA, Ingrid. Texto e Jogo. São Paulo, Perspectiva, 1996.

PUPO, Maria Lúcia. “Sinais de teatro-escola”, Humanidades, Edição Especial Teatro Pós-Dramático, Editora UNB, No 52, Nov. 2006, pp 109-115.

Publicado
2018-04-27