QUEM É O (ATUAL) SUJEITO DA ARTE? - PISTAS PARA A PESQUISA
Resumo
O corpo está em evidência. Reenquadrado, esquadrinhado, revisto e refeito sob inúmeros formatos, lança desafios constantes àqueles que o tomam como uma referência, especialmente se esse enfoque está centrado na arte. No panorama do século XX, o corpo passou por inúmeros enquadramentos conhecendo, nas décadas finais dessa centúria, instigantes e desafiadores enquadramentos. Iniciemos pela questão do Sujeito. Ele é um fantasma, na acepção de Lacan, uma resultante do Nome do Pai, quando o infante organiza, renunciando ao Gozo, a triangulação que estabelece entre o Real, o Imaginário e o Simbólico.Referências
LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo. Perspectiva: 1983.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro. Forense: 2002.
_______. As palavras e as coisas. São Paulo. Martins Fontes: 1992.
DELEUZE, Gilles. A dobra – Leibniz e o barroco. Campinas. Papirus: 2000.
SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação. São Paulo. Paulus: 2004.
GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance. São Paulo. Martins Fontes: 2006.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo. Estação Liberdade: 2002.
LE BRETON, David. Antropologia del cuerpo y modernidad. Buenos Aires. Nueva Visión: 2002.
GREINER, Christine. O corpo –pistas para estudos indisciplinares. São Paulo. Annablume: 2005.
COHEN, Renato. Work-in-progress na cena contemporânea. São Paulo. Perspectiva: 2004.
SCHECHNER, Richard. The end of humanism. New York: Performing Arts Journal: 1982.
_______. Performance – teoria y practicas interculturales. Buenos Aires. Libros de Rojas: 2000.