A relação ator-público na improvisação como espetáculo

  • Mariana Muniz Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

No século XX, com a profusão de processos de criação cênica que privilegiaram o diálogo entre as funções artísticas de um espetáculo, a improvisação reconquistou seu espaço tornando-se ferramenta fundamental na construção da cena contemporânea. Os processos de criação coletiva e/ou colaborativos têm na improvisação o lugar de experimentação, um laboratório onde se testam os caminhos a seguir.

Referências

BROOK, P. Más allá del espacio vacío. Barcelona: Alba Editorial, 2003. FO, D. Manual Mínimo do ator. São Paulo: Ed. Senac, 2004.

GADAMER, Hans-Gorg. Acotaciones hermenéuticas. Madrid: Editorial Trotta, 2002.

SPOLIN, v. A improvisação para o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.

MARINIS, M. Compreender el teatro: lineamientos de una nueva teatrologia. Buenos Aires: Ed. Galerna, 1993.

MUNIZ, M. La improvisación como espectáculo principales experiencias y técnicas aplicadas a la formación del actor-improvisador. Tesis doctoral inédita. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, Janeiro de 2005.

Publicado
2018-04-27