CORPO E MEMÓRIAS: METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ARTES

  • Adalberto Silva Santos

Resumo

O artigo que apresentamos é resultado de nossa busca por uma metodologia para o ensino de artes que resultou em processo de investigação que utiliza elementos constitutivos da vida cotidiana como mecanismo de preparação das habilidades requeridas à formação do performer. Partindo da premissa de que existe estreita relação entre as práticas de transmissão de memórias e a performatização da vida cotidiana, se compreende que as memórias corporais podem se constituir em estratégia para a formação interdisciplinar em artes. E, ao intensificar o caráter dramático inerente às memórias corporais de atores sociais concretos, nos envolvemos em processo criativo que intensificou o caráter dramático inerente às nossas práticas cotidianas. Memórias corporais foram evocadas como ponto de partida para a imersão em proposta que permitiu-nos o domínio de um saber/fazer que habilita intérpretes de memórias.

Referências

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Publicado
2018-05-18
Seção
Estudos da Performance