CORPO E MEMÓRIAS: METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ARTES
Resumen
O artigo que apresentamos é resultado de nossa busca por uma metodologia para o ensino de artes que resultou em processo de investigação que utiliza elementos constitutivos da vida cotidiana como mecanismo de preparação das habilidades requeridas à formação do performer. Partindo da premissa de que existe estreita relação entre as práticas de transmissão de memórias e a performatização da vida cotidiana, se compreende que as memórias corporais podem se constituir em estratégia para a formação interdisciplinar em artes. E, ao intensificar o caráter dramático inerente às memórias corporais de atores sociais concretos, nos envolvemos em processo criativo que intensificou o caráter dramático inerente às nossas práticas cotidianas. Memórias corporais foram evocadas como ponto de partida para a imersão em proposta que permitiu-nos o domínio de um saber/fazer que habilita intérpretes de memórias.Citas
CAPORELLI, Renato. Ética & educação. Rio de Janeiro: Gryphus, 2001.
FERRANDO, Bartolomé. Arte y cotidianidad hacia la transformación de la vida en arte. Madrid: Árdora Ediciones, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GARCIA, Cristina Benedita de Matos F. Memória e representação (através) do corpo. Dissertação apresentada ao Programa de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, 2012.
HASHIGUTI, Simone Tiemi. Corpo e Memória. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015.
WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1.975.
Publicado
2018-05-18
Sección
Estudos da Performance