PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM CADEIA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERFORMANCE REATIVIDADE ATÔMICA (2011)

  • Fernando Borges Barcellos
  • Marcos César de Senna Hill

Resumo

O processo de criação em cadeia foi proposto e investigado durante a pesquisa de mestrado de Fernando Barcellos. Baseia-se na aproximação entre o modelo atômico da mecânica quântica e alguns elementos que permeiam os processos criativos do autor. De forma semelhante aos átomos, os criadores (denominados performadores atômicos) reagiriam entre si através da manipulação de suas propriedades elementares. Assim, participariam de reações criativas que originariam materialidades expressivas de caráter molecular. O estudo de que trata a presente comunicação foi desenvolvido entre agosto de 2011 e outubro de 2013, investigando particularmente como uma performance artística coletiva (envolvendo artistas das artes visuais, dança, música, literatura e teatro) poderia ser produzida a partir do processo de criação em cadeia. Como um dos resultados, em dezembro de 2011 foi realizada Reatividade Atômica. Esta comunicação visa discutir elementos inerentes ao trabalho do coletivo de performadores atômicos que gerou a referida performance. Para tanto, foram analisados os registros fotográficos e videográficos da performance, os registros audiovisuais e textuais do processo de criação e os relatos da experiência vivenciada pelos performadores atômicos.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Tradução de Luis Otávio Burnier et al. Campinas: UNICAMP, 1995.

BARCELLOS, Fernando Borges. Caderno de anotações sobre o processo de criação em cadeia da ação performática Reatividade Atômica. Belo Horizonte, 2011.

BARCELLOS, Fernando Borges. Processo de criação em cadeia. [Registro de processo de criação] Direção e produção de Fernando Barcellos. Belo Horizonte, 2011, arquivo audiovisual em formato mp4, 15 horas.

BARCELLOS, Fernando Borges; MORAIS, Guilherme. Reatividade Atômica. [Registro de performance] Direção e produção de Fernando Barcellos, filmagem de Guilherme Morais. Belo Horizonte, 2011, 1 DVD, 80 min.

BARCELLOS, F.; HILL, M. O performador atômico. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. 11., 2015, Salvador. Anais… Salvador. 2015.

RIBEIRO, Lívia. Material de anotações sobre o processo de criação em cadeia da ação performática Reatividade Atômica. Belo Horizonte, 2011.

RUTHERFORD, Ernest. The Scattering of α and β Particles by Matter and the Structure of the Atom. Disponível em: <http://dbhs.wvusd.k12.ca.us/Chem- History/Rutherford- 1911/Rutherford-1911.htm>. Acesso em: 20 de novembro de 2012.

Publicado
2018-06-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas