Dança de Rua: do ser competitivo ao artista da cena

  • Ana Cristina Ribeiro Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Julia Ziviani Vitiello Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho visa apresentar reflexões sobre o processo criativo nas danças urbanas, quando os dançarinos são expostos a conceitos da educação somática. A preparação corporal e artística destes dançarinos urbanos necessita contemplar procedimentos que favoreçam diferentes espaços como o palco italiano, a rua e ou locais onde ocorrem as batalhas, portanto questiona-se a possibilidade de haver uma efetiva contribuição da técnica somática Ideokinesis. Como existe uma estreita relação entre a Cultura Hip Hop e as danças urbanas, observada em diferentes fatores como a maneira de se comportar na sociedade e a visão de mundo destes dançarinos, não poderia se falar de dança urbana, sem falar dos diferentes elementos que compõem esta cultura híbrida. Para este trabalho a pesquisa de campo foi realizada com companhia Eclipse Cultura e Arte, na cidade de Campinas, São Paulo, onde foi importante observar desde a metodologia utilizada na preparação corporal do elenco até os espetáculos criados para diferentes espaços. Durante esta etapa da pesquisa houve também a oportunidade de investigar outros grupos nacionais e internacionais de dança urbana, o que contribuiu para o desenvolvimento de um olhar diferenciado para a dança urbana a partir dos conceitos da educação somática.

Referências

CARRIÈRE, BEATE. Bola Suíça - Teoria, Exercícios Básicos e Aplicação. São Paulo. Manole. 1999.

FELDENKRAIS, MOSHE. Consciência pelo movimento. Tradução de Daisy A. C. Souza. Summus. São Paulo. 1977

RIBEIRO, ANA CRISTINA; CARDOSO, RICARDO. Dança de Rua. Editora Átomo. 2011.

STEVENS, LYS. Breaking a Montréal: Ethnographie D'une Danse De Rue Hip Hop. Maitrise en Danse. Université Du Québec À Montréal. 2008.

VITIELLO, JULIA ZIVIANI. Artigo em proceso para ABRACE. 2014

Publicado
2018-08-15
Seção
Artes Cênicas na Rua