Contágio de idéias culturais: ressonâncias dalcrozianas na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros
Resumo
O precursor do trabalho corporal no ensino de música é o pedagogo suíçoJaques-Dalcroze. No Brasil, podem ser encontradas diversas propostas de
Rítmica, entre elas a da diretora do Grupo Oficcina Multimédia, Ione de
Medeiros. O objetivo deste texto é apresentar as ressonâncias da Rítmica
Dalcroze na Rítmica Corporal de Medeiros, apesar desta afirmar desconhecer
o trabalho do pedagogo suíço quando implementou seu sistema de exercícios.
A metodologia utilizada foi a analise de conteúdo realizada em 75 cadernos da
artista-professora ao longo de três décadas de atuação artístico-pedagógica
(1970-1999). Como resultado da pesquisa de doutorado em Artes, considero
que o modelo da rede é elucidativo para se pensar o contágio de ideias
culturais entre artistas de diferentes períodos e ambientes culturais. A
proposição prática de Medeiros corporifica a memória de procedimentos e
princípios dalcrozianos no âmbito das práticas corporais em artes cênicas.
Referências
BACHMANN, Marie-Laure. (1984) La rítmica de Jaques-Dalcroze: una
educación por la música y para la música. Madrid: Ediciones Pirámide, 1998.
p.
INGHAM, E.The Jaques-Dalcroze Method. I. Growth [1](For much of the
material of this chapter the writer in indebted to Herr Karl Stork, of Berlin, to
whose book E. Jaques Jaques-Dalcroze, Seine Stellung und Aufgabe in
unserer Zeit, Stuttgar, 1912, Greiner & Pfeiffer, the reader is directed). IN:
JAQUES-DALCROZE, E.J. THE EURHYTHMICS OF JAQUES-DALCROZE.
USA: DODO PRESS, 1915. p.17-39.
JAQUES-DALCROZE. E. ERHYTHM, MUSIC AND EDUCATION London:
Chato&Windus, 1921.
JAQUES-DALCROZE, E. Coordination et Disordination des Mouvements
Corporels. Exercices pour l’harmonization des actes moteurs spontanés et
volontaires et le developpement de la concentration. Paris: Alphonse
Leducedition Musicales, 1935.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de La vida Cotidiana. Trad. Carmen
González Marín. 3. ed. Madrid: EdicionesCátedra, 1995.
LEE, J. W. Jaques-Dalcroze By Any Other Name: Eurhythmics: In Early Modern Theatre And Dance. 2003. 193 f. Thesis (Fine Arts: Theatre Arts) Graduate Faculty of Texas, Tch University, Texas, 2003.
MARTINS, Maria A. Entrevista concedida a autora. 3 de julho de 2012.
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 1. 1970_1973.
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 3.1974_1975.
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 5. 1980.
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 6.1981.
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 10 1984
MEDEIROS, Ione de. Caderno de Artista 54.1996
MEDEIROS, I. Grupo OficcinaMultimédia: 30 anos de integração das Artes no
Teatro. Belo Horizonte: Ione de Medeiros, 2007.
MEDEIROS, I. Belo Horizonte, Brasil. 8 de junho de 2010. Entrevista concedida a Mônica Medeiros Ribeiro.
MUSSO, A Filosofia da Rede. In: PARENTE, André (org.) Tramas da rede:
novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto
Alegre: Sulina, 2004. p. 17-39.
RIBEIRO, M. M. Aspectos afetivos da prática de Ritmica Corporal do grupo
OficcinaMultimédia/Brasil.. Journal of Theatricalitiesand Visual Culture/Revista de Teatralidades de Cultura Visual. Sommer Issue, v. 3.2, p. 3.2, 2010.
RIBEIRO, M. M. Dalcroze e a Dança Moderna: indícios de uma presença. In: VI Reunião Científica, 2011, Porto Alegre. Resumos da VI Reunião Científica
ABRACE.
RIBEIRO, M. M. Corpo, afeto e cognição na Rítmica Corporal de Ione de
medeiros: entrelaçamento entre ensino de arte e ciências cognitivas. 2012.
(Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas
Gerais.
SADLER, M.E. The Educational Significance of Hellerau. In: JAQUESDALCROZE, THE EURHYTHMICS OF JAQUES-DALCROZE. USA: DODO
PRESS, 1915.p.1-3.