A experiência artística do professor de teatro como princípio gerador para uma práxis pedagógica significativa

  • Robson Rosseto Faculdade de Artes do Paraná

Resumo

Este artigo objetivou a descrição dos encaminhamentos adotados no projeto de
pesquisa que coordeno na Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Este projeto –
desenvolvido por alunos de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Teatro da FAP – buscou a investigação do processo de formação do espectador no âmbito da educação. No primeiro semestre de 2011, as leituras e as discussões realizadas focalizaram a estética teatral contemporânea, centrando-se especialmente no conceito pós-dramático para, em seguida, adentramos no estudo sobre a teoria da recepção e a formação do espectador. O desenvolvimento de uma encenação começou no segundo semestre, a partir do processo de criação envolvendo as memórias dos participantes. Nessa empreitada, coloquei-me na função do ator, e é esta experiência que relato neste artigo com o objetivo de discutir sobre a importância de o professor de teatro manter-se em constante desenvolvimento prático. O texto resulta na
reflexão sobre o potencial da experiência cênica do professor como base para
o uso da reflexão-ação-reflexão na pedagogia teatral.

Referências

CONCÍLIO, Vicente. Professor de teatro: existe? Pensando a profissionalização

de quem ensina teatro. Urdimento – Revista de estudos em Artes Cênicas,

Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 73-78, dez. 2008.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? 6º ed. Campinas:

Papirus, 1991. (Coleção Ágere)

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Arte na

Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Magistério 2º grau.

Série Formação Geral)

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de

aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004. (Teatro, 48)

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Trad. Antonio

A. S. Zuin [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação