A experiência artística do professor de teatro como princípio gerador para uma práxis pedagógica significativa
Resumo
Este artigo objetivou a descrição dos encaminhamentos adotados no projeto depesquisa que coordeno na Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Este projeto –
desenvolvido por alunos de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Teatro da FAP – buscou a investigação do processo de formação do espectador no âmbito da educação. No primeiro semestre de 2011, as leituras e as discussões realizadas focalizaram a estética teatral contemporânea, centrando-se especialmente no conceito pós-dramático para, em seguida, adentramos no estudo sobre a teoria da recepção e a formação do espectador. O desenvolvimento de uma encenação começou no segundo semestre, a partir do processo de criação envolvendo as memórias dos participantes. Nessa empreitada, coloquei-me na função do ator, e é esta experiência que relato neste artigo com o objetivo de discutir sobre a importância de o professor de teatro manter-se em constante desenvolvimento prático. O texto resulta na
reflexão sobre o potencial da experiência cênica do professor como base para
o uso da reflexão-ação-reflexão na pedagogia teatral.
Referências
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de quem ensina teatro. Urdimento – Revista de estudos em Artes Cênicas,
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MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de
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Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação