A Memória do lamento e de la passion: Uma analogia em dança entre os discursos de poder instituídos pela cultura hispânica e pela cultura nordestina
Resumo
Este artigo trata de um possível entendimento sobre a política do lamento em composições musicais nordestinas e a política metonímica da dança flamenca, a partir da análise do espetáculo Entre Carmens e Severinas dirigido por Daniel Moura, estreado em 2009 em Salvador. Atrelando aspectos culturais entre o nordeste brasileiro e a dança flamenca, o espetáculo apresenta um produto estético transculturado a partir do diálogo entre o flamenco e músicas de compositores nordestinos. O olhar lançado na observação destes elementos tem como base as considerações sobre transculturação, política metonímica e regionalismos feitas por Fernando Ortiz, Durval Muniz de Albuquerque Jr. E William Washabaugh atrelados a entendimentos sobre cultura e identidade em autores como Zigmunt Bauman e Stuart Hall.Referências
ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes –
Ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Conferência I.Tradução –
Roberto Cabral de Melo e Eduardo Jardim Moraes. Rio de Janeiro: NAU
Editora, 2003.
NOVAES, Adauto. O olhar. De olhos vendados (p. 9 a 19). Ed. SCHWARCZ
LTDA: São Paulo, 2006.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Para uma teoria da interpretação: semiologia,
literatura e interdisciplinaridade. O convite ao olhar (p. 3 a 9). Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 1989.
WASHABAUGH, William. Flamenco. Pasión, política y cultura popular.
Tradución – Verónica Canales y Enrique Folch Gonzales. Ediciones Paidós
Ibérica, S.A: Barcelona, 2005.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações