O corpo, elocução de princípios estéticos ancestrais na pesquisa artísticas da comunidade quilombola

  • Sara Passabon Amorim Centro Universitário São Camilo

Resumo

O estudo em questão visa apreciar o corpo negro em “atos” artísticos e a importância da fundamentação metodológica e teórica, que visa desenvolver  os princípios artísticos ancestrais na organização de afro-descendentes na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo -. Observam-se nessa comunidade várias representações/expressões como o teatro a dança as práticas culturais. Centralizado na construção e elaboração das performances, através de elementos da tradição africana como o inseparável trio –“dançar-cantar-batucar”–. Busca-se na Etnocenologia de Jean-Marie Pradier, e no conceito do ato performativo, estabelecidos entre Victor Turner e Richard Schechner, ampliar o olhar de análise nas manifestações humanas extra-cotidianas espetacularmente organizadas. Pretende-se demonstrar nesse estudo uma forte preocupação com o desenvolvimento da linguagem corporal a partir de conceitos e fundamentos da performance artísticas, elaboradas a partir o uso do corpo  humano ( histórico, social, afetivo) como sujeito principal de suas experiências/ações e criações artísticas. “O corpo retirando-se do mundo objetivo, arrastará os fios intencionais que o ligam ao seu ambiente e finalmente nos revelará o sujeito que percebe assim como o mundo percebido” (MERLEAU-PONTY, 2006: 110) São apresentadas oficinas comunitárias,desenvolvidas e organizadas a partir dos seguintes pilares: poetizar, fruir e conhecer arte, que (re)propõem um ensino/resgate do conjunto de valores e hábitos, tanto sociais e comportamentais como estéticos, contextualizado nos gestos e movimentos que caracteriza a estética de afro descendentes de princípios ancestrais. Dessa forma estabelece o estudo das chamadas artes performativas, nas quais o corpo negro centraliza a expressão.

Referências

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Publicado
2018-08-30