A voz da água: processo de criação cênica de Flor das Águas

  • Janaina Trasel Martins Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta comunicação compartilha alguns dos princípios práticos que regeram a montagem teatral Flor das Águas conduzida com o grupo de pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina. O processo de criação de Flor das Águas tem como foco de estudo as relações poéticas, criativas e compositivas entre corpo, voz, palavra, som, dança. No tecer criativo para a composição cénica deste trabalho, foram pesquisados mitos, poemas, contos, cantos, músicas e danças sobre as águas. A dramaturgia foi inspirada nos estudos de Gaston Bachelard, de Masaru Emoto, nos cantos e danças dos Orixá (Iemanja, Oxum, Iewa, Nanã), nos poemas de Manuel de Barros sobre o rio e nas mitologias sobre as águas. No tecer das composições para as cenas, enraizadas nas dramaturgias do corpo, as matrizes estavam fundadas nas vivências com a água. As práticas criativas fluíram no mar, rio, cachoeira e lagoa, na ilha de Florianópolis. Os ensaios foram realizados na natureza, na sala, no palco. Em um grupo constituído por mulheres, foi estudado, reverenciado e honrado o sagrado feminino da água, as memórias, mutações e ressonâncias entre o ventre do corpo e o ventre da Terra.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos – ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

BARROS, Manuel. Poesia completa. São Paulo, Editora Leya, 2010.

CAVALCANTI, Raissa. Mitos da água. São Paulo: Cultrix, 1997.

EMOTO, Masuro. Hado, mensagens ocultas na água. Cultrix, 2006.

FERNANDES, Silvia; GUINSBURG, J. O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MOSTAÇO, E.; OROFINO, I; BAUMGARTEL, S.; COLLAÇO, V. Sobre

Performatividade. Fpolis: Letras Contemporâneas, 2009.

JECUPÉ, Kaka Werá. Tupã Tenondé: A criação do Universo, da Terra e do Homem segundo a tradição oral Guarani.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas