Percepção, memória e imaginação: trajetórias fluidas da expressividade

  • Marina Martins

Resumo

O projeto de pesquisa "Corpo Prismático: Sistema Laban/Bartenieff de Estudos do Movimento" tem como princípio a "teoria em movimento" de Rudolf Laban
e a transversalidade das ações corporais. A pesquisa procura nas trajetórias fluidas do
movimento a percepção do corpo como uma arquitetura viva e suas possibilidades de
acesso às conexões internas e externas para gerar a forma expressiva da ação.
O conceito de improvisação labaniano aponta para a construção de uma prática que visa estimular a correspondência entre percepção, memória e imaginação considerando a experiência de vida de cada um e o da transdisciplinaridade entre as linguagens
artísticas. Os princípios fundamentais do movimento desenvolvidos por Irmarg
Bartenieff são aqui aplicados como técnica de aquecimento físico e sensorial através da
percepção dos padrões usuais de movimento, de seus modos de mudança de forma e da interdependência dos efeitos produzidos pelas conexões entre a imaginação criativa, a imaginação reprodutora e as sensações armazenadas na memória. Nessa via, o
orientador da pesquisa também desenvolve, na maneira de conduzir a improvisação,
uma trajetória transversal de associação de idéias funcionais e expressivas, criando
estímulos sonoros e imagens verbais no sentido de provocar simultaneamente a
cognição, a reflexão e o movimento em si e nos outros.
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações