Análise das proposições de disciplinas correspondentes a processos de criação em currículos de instituições públicas de ensino superior em dança

  • Meireane R. R. de Carvalho

Resumo

A pesquisa a qual proponho e que ainda está em estagio inicial, apresenta como problemática, a discussão sobre os princípios, conteúdos e métodos propostos em programas curriculares de disciplinas relacionadas a processos de criação em dança de cinco Instituições de Ensino Superior da rede pública brasileira, ponho como discussão investigativa, os tipos de abordagens teórico-práticas de criação em dança, com objetivo de analisar nos programas curriculares de cinco Instituições Públicas de Ensino Superior de Dança, as proposições que norteiam as disciplinas relacionadas a processos de criação em dança e sua correlação com abordagens teórico-práticas de processo de criação. O interesse da pesquisa deve-se a preocupação com as vertentes pedagógicas quanto ao ensino da criação em dança. Neste sentido, o exercício da docência nos leva a questionamentos sobre o que ensinar e como ensinar, e na tentativa de proporcionar o “melhor ensino”, se é que existe, nos esbarramos em algumas fragilidades do sistema no ensino superior. Nosso olhar neste sentido se volta em particular para as proposições metodológicas das Instituições de Ensino Superior em Dança nas disciplinas correlatas ao processo de criação. Acredito que, compreender princípios, conteúdos e métodos que norteiam disciplinas relacionadas a processos de criação na estrutura curricular e projetos políticos pedagógicos de diferentes cursos de dança, promoverá a possibilidade de acesso a informações que apontem para diferentes proposições de processos de criação em dança e suas correlações com abordagens teórico-práticas de criação, que em sua maioria, ainda se sustentam em teorias tradicionais. Nesse sentido, esta pesquisa pode contribuir para repensar as proposições direcionadas para a criação em Dança em Instituições de Ensino Superior no Brasil, e principalmente, de muDanças paradigmáticas na concepção de processos de criação

Referências

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Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações