Danças e dramaturgias
Resumo
A proposta deste artigo é estender um olhar sobre a arte performativa darelação dança e teatro na cena contemporânea. Como resultado analítico
percebe-se a presença das noções de dança e dramaturgia, construída na
ação do corpo do bailarino/ator em sua relação cinestésica e cênica.
Referências
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral, Campinas: Hucitec, 1995.
BEHLAU, Mara (Org.). Voz: o livro do especialista. Vol. 2. RJ: Revinter, 2005.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. SP: Annablume, 2002.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. [s. l.]: Relógio D’Água, 2004.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. SP: Summus Editoral, 1971.
LEHMANN, Hans-Thies. Le théâtre postdramatique, trad. Philippe-Henri
Ledru, Paris, L’Arche, 2002.
LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine, Bruxelles,
Contredanse, 2000.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. SP: Perspectiva, 1999.
PINHO, Sílvia. Fundamentos em Fonoaudiologia. SP: Guanabara, 1998.
Tese:
MENDES, Cleise. A Gargalhada de Ulisses: Um Estudo da Catarse na
Comédia. Tese de Doutorado-UFBA – 2006
Revista:
NOUVELLES de Danse. Contredanse, Bruxelles, Belgique (números
“Dossier autour de Rudolf Laban”, Nouvelles de danse, n. 25.1995;
“L’intelligence du corps” (1a Parte), Nouvelles de danse n. 28, 1996;
“L’intelligence du corps” (2a Parte), Nouvelles de danse n. 29, 1996.
Entrevista:
FILHO, Antunes. Entrevista, TV SESC SP, episódio IV. SP. 2011.