Danças e dramaturgias

  • Denise Zenicola

Resumo

A proposta deste artigo é estender um olhar sobre a arte performativa da
relação dança e teatro na cena contemporânea. Como resultado analítico
percebe-se a presença das noções de dança e dramaturgia, construída na
ação do corpo do bailarino/ator em sua relação cinestésica e cênica.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral, Campinas: Hucitec, 1995.

BEHLAU, Mara (Org.). Voz: o livro do especialista. Vol. 2. RJ: Revinter, 2005.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. SP: Annablume, 2002.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. [s. l.]: Relógio D’Água, 2004.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. SP: Summus Editoral, 1971.

LEHMANN, Hans-Thies. Le théâtre postdramatique, trad. Philippe-Henri

Ledru, Paris, L’Arche, 2002.

LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine, Bruxelles,

Contredanse, 2000.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. SP: Perspectiva, 1999.

PINHO, Sílvia. Fundamentos em Fonoaudiologia. SP: Guanabara, 1998.

Tese:

MENDES, Cleise. A Gargalhada de Ulisses: Um Estudo da Catarse na

Comédia. Tese de Doutorado-UFBA – 2006

Revista:

NOUVELLES de Danse. Contredanse, Bruxelles, Belgique (números

“Dossier autour de Rudolf Laban”, Nouvelles de danse, n. 25.1995;

“L’intelligence du corps” (1a Parte), Nouvelles de danse n. 28, 1996;

“L’intelligence du corps” (2a Parte), Nouvelles de danse n. 29, 1996.

Entrevista:

FILHO, Antunes. Entrevista, TV SESC SP, episódio IV. SP. 2011.