O diretor teatral como empreendedor: perspectiva histórica e sugestões de formação

  • Gláucio Machado Santos

Resumo

Esta comunicação compõe uma reflexão transdisciplinar baseada em aspectos
históricos e profissionais da atividade teatral. A discussão abrange a evolução
dos meios de produção, em paralelo à consolidação de mercados culturais, e
aponta para a necessidade de ampliação desses conhecimentos nos currículos
dos bacharelados em Artes Cênicas no Brasil. A observação busca analisar as
interseções e as fronteiras entre a criação artística e a produção de
espetáculos. Para essa finalidade, a pesquisa faz um levantamento de dados
históricos acerca do diretor de teatro na condição de líder de uma empreitada
cultural. O relato inclui descrições de períodos antigos, mas dá ênfase às
práticas recentes no Brasil. Com isso, o trabalho pretende chamar atenção
para novos conteúdos nucleares de formação, com o intuito de ampliar o
escopo acadêmico dos estudantes de direção diante dos desafios do mercado
teatral brasileiro.

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