Memória e experiência de vida, de cena e de sala de aula

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos

Resumo

O trabalho apresenta uma síntese dos princípios conceituais, procedimentos
metodológicos e resultados parciais de uma investigação, em andamento, que
trata das relações entre memória, experiência e construção de conhecimento
nas áreas do teatro e da pedagogia. A pesquisa tem por objetivo central
compreender os modos por meio dos quais os profissionais do ensino do teatro
reconstroem, contextualizam e problematizam as suas trajetórias artísticas e
docentes, por meio da narrativa oral. A base empírica da investigação é
formada por dados coletados por meio de uma entrevista (de caráter
semiestruturado), realizada com professores de teatro, por meio da qual se
pretende evidenciar etapas e nuances do processo de conceituação desses
sujeitos, considerando a complexidade das relações entre a sua experiência
“de vida” e o seu desempenho profissional em “cena” e na “sala de aula”.
Nesse sentido são enfocados alguns dados recorrentes no discurso dos
sujeitos da pesquisa, que, analisados sob o ponto de vista dos estudos teatrais,
em especial no campo da pedagogia do teatro, da epistemologia e das ciências
sociais, permitem visualizar formas de apropriação do professor de teatro em
relação à sua história e, assim, elaborar hipóteses sobre o processo de
conhecimento em teatro e em educação.

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