A difícil inclusão do Corpo Inumano
Resumo
A proposta pretendida com o presente trabalho é a reflexão sobre apossibilidade e as dificuldades de inclusão dos corpos que Hans-Thies
Lehmann chama de “inumanos”, ao mencionar alguns exemplos de atores com
corpos fora do padrão comum de beleza no teatro, em seu livro O Teatro pósdramático.
Atuo como professora de teatro e educação física já há 16 anos na
escola especial do Centro de Reabilitação São João Batista, e meus alunos
são crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral e quase todos se
locomovem em cadeira de rodas. Como realizar a inclusão, se as barreiras
começam na sala de aula e se espalham pelas ruas, prédios públicos, locais de
ensaio e teatros?
Referências
ALBRIGHT, Ann Cooper. Coreographin Difference. Wesleyan University Press, 1997.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac e Naify,
RIBAS, João Baptista Cintra. Viva a diferença: convivendo com nossas
restrições ou deficiências. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
________________________. Preconceito contra as pessoas com
deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2007. (Preconceitos, 4).
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação