Body Mind Centering (BMC®) e construção do corpo para uma dramaturgia – a improvisação

  • Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado

Resumo

Esta comunicação se propõe a refletir acerca da construção do corpo do ator
para desenvolver suas habilidades de improvisação e jogo. Trata-se do relato
teórico, prático e reflexivo da autora acerca de seu longo percurso de
exercícios e práticas em BMC® (School Body Mind Centering, criado por
Bonnie Cohen, EUA), e atualmente, na formação de educador somático por
esta escola. Este relato vem associado aos estudos corporais desenvolvidos
nos processos de improvisação e movimento relativos à pesquisa da linguagem
do palhaço e da construção do corpo cômico do ator. Estas práticas têm sido
subsidiadas pela literatura científica das atuais Ciências Cognitivas que trazem
à luz uma nova compreensão de corpo. À luz das Ciências Cognitivas é
possível uma melhor compreensão da técnica de educação somática trazida
pelo BMC® e sua relação com a construção de uma dramaturgia do corpo. Este
conjunto reflexivo que se pretende relatar aponta para a intrincada relação
presente nos processos criativos envolvendo a concepção de corpo, as
metodologias de suas abordagens e a geração de estados criativos e
construção estética da linguagem do corpo.

Referências

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinados. São Paulo: Annablume, 2005.

LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. The Philosophy in the flesh: the

embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books,

MACHADO, Maria Ângela De Ambrosis P. Corpo do ator e comunicação. In:

NORA, Sigrid (org). Humus. Caxias do Sul: S. Nora, 2004. pp. 43 a 51.

PEES, Adriana Almeida. Uma introdução ao método Body-mind Centering®

e os sistemas corporais. In: BOLSANELLO, Débora Pereira (org), Em pleno

corpo. Curitiba: Juruá Editora, 2009, pp. 139 a 146.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

VELLOSO, Marilla. Body mind centering e os sistemas corporais: uma

possibilidade de integração no ensino da dança. In: BOLSANELLO, Débora

Pereira (org). Em pleno corpo. Curitiba: Juruá Editora, 2009, pp. 147 a 157.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas