A instalação e o desenvolvimento de imagens propulsoras nos processos de criação dos espetáculos da Companhia de Teatro Engenharia Cênica

  • Cecília Ferreira

Resumo

Estudo desenvolvido a partir da minha dissertação intitulada Cena e Jogo: o
imaginário na carne (2009, desenvolvida no PPGAC/UFBA, sob a orientação
da Professora Doutora Meran Muniz da Costa Vargens). O campo de
investigação são os processos de criação dos espetáculos teatrais da
Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Atualmente, a Companhia está
instalada na Região do Cariri Cearense, onde desenvolve duas pesquisas
simultâneas para a criação de espetáculos. A primeira é realizada no Grupo de
Pesquisa Laboratório de Criação e Recepção Cênica, da URCA, com alunos e
professores do Curso Licenciatura Plena em Teatro, pautada no Projeto de
Pesquisa Da Estante para o Palco, tendo como foco a adaptação cênica da
obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, a partir de improvisação e criação
de dramaturgia original. A segunda é empreendida com o Grupo Ninho de
Teatro, composto por artistas profissionais da região, tendo como base o
estudo cênico da cultura popular. Apesar de serem desenvolvidos em espaços
diferentes, ambos têm como matriz para a poiésis a instalação de uma imagem
propulsora para o desenvolvimento do processo de construção cênica.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da

matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FERREIRA, Cecília. Cena e Jogo: o imaginário na carne. 2009. Dissertação

(Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes

Cênicas, Universidade Federal da Bahia.

________________. Uma morfologia cênica em rastros reverberantes. In:

CONGRESSO INTERNACIONAL DA APCG, 9., 2008, Vitória. Processo de

Criação e Interações: a crítica genética em debate nas artes, literatura e

ensino. Belo Horizonte: C/Arte, 2008. pp. 95-100.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas