Proposta de mapeamento de Gestos Psicológicos (GPs) para perfis femininos encontrados na dramaturgia de Nelson Rodrigues

  • Lílith Marques
  • Hebe Alves da Silva

Resumo

Estudo da obra de Nelson Rodrigues, apoiado na categorização de suas
personagens femininas e na proposição de Stanley Keleman a respeito das
configurações corporais resultantes de agressões sofridas pelo indivíduo ao
longo de sua existência. A reação do sujeito às agressões pode seguir um
padrão somático e se desenvolver em sucessivos movimentos, formando o
continuum do reflexo de susto. No artigo, encontra-se a reflexão sobre o
processo de investigação prática, realizado para averiguar a probabilidade de
articulação do Método das Ações Físicas com elementos deste continuum e
com o conceito de Gesto Psicológico (GP), desenvolvido por Michael Chékhov.
A indagação acerca da análise das linhas motoras de cada Gesto Psicológico
abordado se processou por meio da verificação da possibilidade de associá-lo
à estrutura de caráter das personagens esboçadas e encontrou suporte nos
pressupostos que orientam a pesquisa de mestrado em curso no Programa de
Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Referências

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CHEKHOV, Michael. Para o Ator. SP: Martins Fontes, 1986.

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KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. SP: Summus, 1992.

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Global, 2004.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. 3ª edição, RJ: Nova Fronteira, 1985.

___________. Myrna, a mulher que amou demais. Cia das Letras, 2003.

STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de um Papel. RJ: Civilização

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas