Poéticas de gênero e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas

Resumo

Esse trabalho discute a noção de “poéticas de gênero” como possibilidade de “autopotência”, tencionando o debate para além de lógicas estereotipadas de gênero em cena. Destaca-se a importância de produções artísticas na perspectiva de “poéticas de gênero” e não apenas como “identidade social”. Com inspiração no método cartográfico de pesquisa em Artes Cênicas, aposta-se na possibilidade de a escrita dissertativa ser o próprio experimento cênico, na medida em que tecemos relações entre poéticas de gênero e “estética de si” (a partir dos estudos de Michel Foucault) e também “erotismo de si” (a partir dos estudos de Audre Lorde), enquanto linguagens da própria experiência cênica.

Biografia do Autor

Naara de Oliveira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Artes - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Artes Cênicas.

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si