Roteiros de aquecimento vocal no ofício das Artes Cênicas

Eugênio Tadeu Pereira

Resumo


Esta reflexão é parte de uma pesquisa realizada com vinte e um professores da área de voz e mais de cem estudantes brasileiros e portugueses acerca da finalidade do aquecimento na prática cênica. Aqui, será demonstrada uma síntese dos roteiros de aquecimento vocal baseados nas concepções desses sujeitos e de publicações sobre o tema. A partir dos roteiros analisados, chegou-se à conclusão de que o aquecimento vocal tem um caráter anátomo-fisiológico geral e específico, bem como envolve a subjetividade daquele que se aquece, favorecendo os aspectos técnicos, expressivos e criativos do estudante e do artista cênico.


Palavras-chave


Aquecimento vocal. Prática vocal. Formação vocal. Roteiro de aquecimento cênico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, Frederick Mathias. O uso de si mesmo: a direção consciente em relação com o diagnóstico, o funcionamento e o controle da reação. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BABAYA. O prazer da voz saudável: exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Belo Horizonte: Maria Amália Morais, 2002. CD.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo: É Realizações, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Porto: Ed. 70, 2008.

BEHLAU, Mara; FALCÃO, Lília Maria Gomes; MASSON, Maria Lúcia; OLIVEIRA, Gisele. Análise espectrográfica do efeito do aquecimento vocal na voz de meninas de coro. Audio Commun Res. n.19(4):380-6. Salvador/ São Paulo: Instituto de Educação Musical – IEM /Centro de Estudos da Voz – CEV, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/acr/2014nahead/pt_2317-6431-acr-2317-64312014000300001372.pdf. Acesso em: 18 fev. 2018.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Ed. Unicamp, 2001.

CARRARA, Paula. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. São Bernardo do Campo: Brasil, 2017.

CARVALHO FILHO, Moacir Ferraz de. A voz parte do corpo. Dissertação (Mestrado) Campinas: Unicamp, 2002.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DELLA MONICA, Francesca. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Itália/Brasil, 2017.

FARIA, Cristina. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Coimbra: Portugal, 2017.

FLABOREA, Camila. O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) São Paulo: PUC-SP, 2007.

FURLANETE, Sandra Parra. Estudos para integração voz-movimento corporal no trabalho do ator contemporâneo. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. Escola de Belas Artes – UFMG. 2007.

GUBERFAIN, Jane Celeste. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Rio de Janeiro: Brasil, 2017.

GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Vol. II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

GUBERFAIN, Jane Celeste; BITTENCOURT, Elid Silva et FICHE, Natália Ribeiro. Aquecimento corporal-vocal do ator. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. p. 3-16.

KEISERMAN, Nara. Voz e movimento no corpo do ator: depoimento. In: GUBERFAIN, Jane Celeste (Org.). Voz em cena. Vol. II. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008. 198p. Tese (Doutorado)- Escola de teatro-UFBA, Salvador, 2008.

MAYRA, Montenegro. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Natal: Brasil, 2017.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo – o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993.

PARENTE, Jorge. Entrevista concedida a Eugênio Tadeu Pereira. Lisboa: Portugal, 2017.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais: Uberlândia (MG), UFU, 2017.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.

PÉREZ-GONZÁLEZ, Eládio. Iniciação à técnica vocal: para cantores, regentes de coros, atores, professores, locutores e oradores. Rio de Janeiro: E. Pérez-Gonzales, 2000.

ROCHA, Maurilio. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Belo Horizonte: Brasil, 2017.

RONDINA, Alessandra Guedes. Atuação fonoaudiológica na preparação vocal do ator. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 2005.

VINÍCIUS, Albricker. Questionário respondido a Eugênio Tadeu Pereira. Rio de Janeiro: Brasil, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio