O teatro da ausência em três obras de Heiner Goebbels
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
APTHORP, Shirley. When the mountain changing its clothing. Jahrhunderthalle Bochum, London, 2012. Disponível em: http://www.ft.com/intl/cms/s/2/52644888-08aa-11e2-b37e-00144feabdc0.html#axzz351yEOZ5g. Acesso em: 07 dez. 2019.
AQUILES, Marcio. Diretor encena na Alemanha série complexa de John Cage. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 set. 2012. Caderno Ilustrada, p. E3.
FISHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: desenvolver um conceito. Sinais de Cena, [Lisboa], n. 4, p. 73-80, dez. 2005.
GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence: questioning basic assumptions in performing arts. German Culture News, Ithaca, v. 19, no. 2, p. 6-11, spring 2010.
GOEBBELS, Heiner; GRÜNBERG, Klaus. Interview: Heiner Goebbels and Klaus Grünberg, stifter’s dinge. [S.l.: s.n.]: 07 de novembro de 2012. 1 vídeo. Disponível em: http://vimeo.com/52997063. Acesso em: 02 jun. 2014.
GOEBBELS, Heiner. Heiner Goebbels & vocal theatre Carmina Slovenica: when the mountain changing its clothing. In: HOLLAND FESTIVAL, 2013, Bruxelles. [S.l.: s.n.]: 2013c. Disponível em: http://www.hollandfestival.nl/en/program/2013/when-the-mountain-changed-its-clothing/. Acesso em: 02 jun. 2014.
GOEBBELS, Heiner. O meu teatro não existe como símbolo de qualquer coisa. Entrevista concedida ao Tiago Bartolomeu Costa em 3 dezembro de 2013. In: PUBLICO. Lisboa: Público Comunicação Social, 2013b. Disponível em: http://www.publico.pt/cultura/noticia/o-meu-teatro-nao-existe-como-simbolo-de-qualquer-coisa-1614853. Acesso em: 29 abr. 2014.
GOEBBELS, Heiner. Heiner Goebbels über Europeras 1&2. Entrevista concedida ao Ruhrtriennale 2012, em 22 de janeiro de 2013. [S.l.: s.n.], 2013a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UGmhEI32z6c. Acesso em: 18 jun. 2014.
GOEBBELS, Heiner. Estética da ausência: questionando pressupostos básicos nas artes performativas. Tradução de Rodrigo Carrijo e colaboração de Rob Packer. Questão de Crítica: revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, [s.l.], v. 8, n. 66, p. 314-328, dez. 2015.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático: doze anos depois. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 859-878, set./dez. 2013.
NESPOLI, Beth. Stiftter dinge: engrenagem traz pulsação vital ao saturado campo da cultura. In: MITSP crítica de 11 março. 2015, São Paulo: 2015. Disponível em: http://mitsp.org/2015/stifters-dinge-engrenagem-traz-pulsacao-vital-ao-saturado-campo-da-cultura/. Acesso em: 09 dez. 2019.
PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro Híbrido, Estilhaçado e Múltiplo: um enfoque pedagógico. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 193-211, 2011.
ZUMTHOR, Peter. Atmósferas: entornos arquitectónicos, las cosas a mi alrededor. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2176-9516
Fomento à pesquisa e apoio