Poética ou estética do método bpi: reflexões a partir da análise de experiências processuais em artes da cena

  • Flavio Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Neste trabalho serão apresentadas algumas reflexões acerca do método BPI (BailarinoPesquisador-Intérprete) viabilizadas pelo estudo de doutorado desenvolvido entre 2012 e 2016 na UNICAMP. A hipótese inicial desta investigação indicava a existência de uma noção de estética inerente à experiência formativa e criativa do Processo BPI. No desenvolvimento das três etapas metodológicas – experiência processual, revisão bibliográfica e análise de espetáculos – a compreensão sobre estética se ampliou, ganhando um novo esboço. Nesta nova compreensão, a estética deixa de ser pensada como algo dado a priori, mas sim, como o resultado de um modo de fazer, ou seja, como o produto de uma especificidade poética. Além das referências basilares do método BPI, Rodrigues (1997 e 2003), este estudo dialoga com o pensamento de Louppe (2012), Herwitz (2010), Pareyzon (2001) e Dewey (2010). O trabalho não tem o intuito de trazer respostas, mas sim de abrir algumas reflexões sobre as especificidades poéticas do método BPI.

Biografia do Autor

Flavio Campos, Universidade Federal de Santa Maria
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) – UNICAMP; Professor Adjunto do Curso de Dança/Bacharelado – UFSM.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular e Orientadora no Curso de Dança e no PPGADC – UNICAMP.

Referências

CAMPOS, F. O método BPI e sua estética: noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena. 2016. 291 p. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000974808. Acesso em: 8 dez. 2016.

CAMPOS, F. Rede de Afetos: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-PesquisadorIntérprete (BPI). 2012. 150 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000879176. Acesso em: 8 de dez. 2016.

DEWEY, J. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes) 646 p.

HERWITZ, D. Estética: conceitos-chave em filosofia. Trad. Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed, 2010. 200 p.

LOUPPE, L. Poética da Dança Contemporânea. Trad. Rute Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

PAREYSON, L. Os problemas da Estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. 3ª ed. (2ª Triagem 2001). São Paulo: Martins Fontes, 1997. 246 p.

PERERA, S. B. Caminho para a iniciação feminina. São Paulo: Paulus, 1985. Coleção amor e psique. 145 p.

RODRIGUES, G. E. F. O Lugar da Pesquisa. Conceição | Conception: Revista do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, UNICAMP. Campinas, v. 1, n., 2012. Disponível em:

http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/51/81. Acesso em: 8 dez. 2016.

RODRIGUES, G. E. F. Bailarino-Pesquisador-Intérprete e a Dança do Brasil. In: NAVAS, C.; ISAACSON, M.; FERNANDES, S. (org.) Ensaios na Cena. Salvador: ABRACE 2010b. 237 p.

RODRIGUES, G. E. F. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. 182 p.

RODRIGUES, G. E. F. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000303199. Acesso em: 8 dez. 2016.

TEIXEIRA, P. C. A história das origens da criação do método BailarinoPesquisadorIntérprete (BPI) e do seu desenvolvimento no primeiro percurso da sua criadora (1970-1987). 2014. 316 p. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes,

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000941216. Acesso em: 8 dez. 2016.

TURTELLI, L.S. O espetáculo cênico no método Bailarino-PesquisadorIntérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança Valsa do Desassossego. 2009. 309 p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000447711. Acesso em: 8 dez.

Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida