Poética ou estética do método bpi: reflexões a partir da análise de experiências processuais em artes da cena

  • Flavio Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Neste trabalho serão apresentadas algumas reflexões acerca do método BPI (BailarinoPesquisador-Intérprete) viabilizadas pelo estudo de doutorado desenvolvido entre 2012 e 2016 na UNICAMP. A hipótese inicial desta investigação indicava a existência de uma noção de estética inerente à experiência formativa e criativa do Processo BPI. No desenvolvimento das três etapas metodológicas – experiência processual, revisão bibliográfica e análise de espetáculos – a compreensão sobre estética se ampliou, ganhando um novo esboço. Nesta nova compreensão, a estética deixa de ser pensada como algo dado a priori, mas sim, como o resultado de um modo de fazer, ou seja, como o produto de uma especificidade poética. Além das referências basilares do método BPI, Rodrigues (1997 e 2003), este estudo dialoga com o pensamento de Louppe (2012), Herwitz (2010), Pareyzon (2001) e Dewey (2010). O trabalho não tem o intuito de trazer respostas, mas sim de abrir algumas reflexões sobre as especificidades poéticas do método BPI.

Biografía del autor/a

Flavio Campos, Universidade Federal de Santa Maria
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) – UNICAMP; Professor Adjunto do Curso de Dança/Bacharelado – UFSM.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular e Orientadora no Curso de Dança e no PPGADC – UNICAMP.

Citas

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Sección
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida