A dinâmica do parto no processo criativo do método BPI

  • Elisa Massariolli da Costa Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Serão expostos aspectos da pesquisa de Doutorado “A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um aprofundamento sobre a relação diretoraintérprete e sua importância no nascimento da dança”, na qual se traz uma analogia entre os papeis da diretora e da parteira a partir de um viés psicofísico. Destaca-se a ampliação das fronteiras do corpo e a capacidade de se sentir empatia como fundamentais, tanto no trabalho de parto quanto no processo criativo do método BPI. Para o estudo desta analogia, foi realizada pesquisa de campo com parteiras de etnia Pankararu.

Biografia do Autor

Elisa Massariolli da Costa, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Artes da Cena - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

BRIGIDA, Miguel S. A etnocenologia como desígnio de um novo caminho para a pesquisa acadêmica – Ampliação do modo e do lugar de olhar a cena contemporânea. In: V Colóquio Internacional de Etnocenologia. Anais... Salvador: GIPE-CIT, Programa de PósGraduação em Artes Cênicas, UFBA, 2007. pp. 199-204.

GIBERTI, Andrea C. Nascendo, Encantando e Cuidando – uma etnografia do processo de nascimento nos Pankararu de Pernambuco. 196 p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 2013.

RODRIGUES, Graziela. E. F. O diretor no método BPI: o Processo e o Não-processo. In: VII Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2014. Anais Eletrônicos... Disponível em: http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/pesquisadanca/RODRIGUES

%20G%20E%20F.pdf. Acesso em 08/06/2016.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

SCHILDER, Paul. A imagem inconsciente do corpo: as energias construtivas da psiquê. Traduzido por: Rosanne Wertman. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança