Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz

  • Roberta Savian Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este texto integra a primeira fase da pesquisa Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz. O termo bailatriz, cunhado pela pesquisadora a partir da fusão das palavras bailarina e atriz , agrega em seu conceito duas funções que forjaram uma corporeidade específica durante a sua trajetória nas artes cênicas. Partindo da perspectiva da artista como agenciadora de procedimentos que impulsionam os processos de criação, estabeleceu-se um recorte investigativo que privilegia a relação entre o corpo da bailatriz e o ambiente tecnológico computacional na criação performativa. Os conceitos da composição coreográfica em tempo real e em ambiência de interação vídeo-coreográfica emergem do estudo prático e teórico e revelam a forma como a artista lida e interage, em seu processo criativo, com dispositivos tecnológicos e busca, através do próprio sistema de trabalho, estabelecer aspectos da performatividade.

Biografia do Autor

Roberta Savian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Referências

DELEUZE, Gilles. O Mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996.

GLUSBERG, Jorge. A Arte de Performance. São Paulo: Perspectiva, Coleção Debates. Tradução de Renato Cohen, 2007.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2002. 312 p.

PHELAN, Peggy. “A Ontologia da Performance: representação sem produção”. Trad. André Lepecki in Revista de Comunicação e Linguagens. Lisboa: Edição Cosmos, 1997, p. 171-189.

PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography . Sage Publications Ltda: (2009)

SALTER, Chris; SELLARS, Peter. Entangled – Technology and the transformation of performance. Cambridge: MIT Press, 2010.

SANTAELLA, Lúcia . Culturas e artes do pós –humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: PAULUS, 2003.

SANTANA , Ivani . Dança Na Cultura Digital . Salvador: EDUFBA, 2006.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo