Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz

  • Roberta Savian Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

Este texto integra a primeira fase da pesquisa Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz. O termo bailatriz, cunhado pela pesquisadora a partir da fusão das palavras bailarina e atriz , agrega em seu conceito duas funções que forjaram uma corporeidade específica durante a sua trajetória nas artes cênicas. Partindo da perspectiva da artista como agenciadora de procedimentos que impulsionam os processos de criação, estabeleceu-se um recorte investigativo que privilegia a relação entre o corpo da bailatriz e o ambiente tecnológico computacional na criação performativa. Os conceitos da composição coreográfica em tempo real e em ambiência de interação vídeo-coreográfica emergem do estudo prático e teórico e revelam a forma como a artista lida e interage, em seu processo criativo, com dispositivos tecnológicos e busca, através do próprio sistema de trabalho, estabelecer aspectos da performatividade.

Biographie de l'auteur-e

Roberta Savian, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Références

DELEUZE, Gilles. O Mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996.

GLUSBERG, Jorge. A Arte de Performance. São Paulo: Perspectiva, Coleção Debates. Tradução de Renato Cohen, 2007.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2002. 312 p.

PHELAN, Peggy. “A Ontologia da Performance: representação sem produção”. Trad. André Lepecki in Revista de Comunicação e Linguagens. Lisboa: Edição Cosmos, 1997, p. 171-189.

PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography . Sage Publications Ltda: (2009)

SALTER, Chris; SELLARS, Peter. Entangled – Technology and the transformation of performance. Cambridge: MIT Press, 2010.

SANTAELLA, Lúcia . Culturas e artes do pós –humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: PAULUS, 2003.

SANTANA , Ivani . Dança Na Cultura Digital . Salvador: EDUFBA, 2006.

Rubrique
Cartografia de Pesquisas em Processo