Externalizar uma articulação de prática artística como pesquisa acadêmica

Resumo

Compartilho os referenciais metodológicos que encontrei, no curso da pesquisa acadêmica a partir da prática artística. Inicialmente as Atividades Básicas do Processo Criativo, provenientes de uma teorização para o ensino de criação coreográfica, oferecem a base lógica para articular elementos metodológicos da Abordagem Somático-Performativa (ASP) e do Processo de Articulações Criativas (PAC), ambas autônomas, mas associadas no percurso de minha pesquisa. As atividades básicas geração, interpretação e exploração, correlacionam-se com pulsão espacial, pausa dinâmica e laboratório de performance da ASP. Enquanto as atividades de seleção, avaliação e estruturação, com as facetas escavar, elevar, anatomizar e externalizar do PAC. Na ASP, encontro com atividades generativas de contato e liberação do potencial criativo da prática, abrindo para formulações acadêmicas (perguntas, reflexões, percepção de tendências e interesses). No PAC, há o convite à verbalização da prática e à demanda de estruturá-la como um compartilhamento público, tão poético e estético quanto teórico. Concluo, assumindo o artigo como uma ação de externalização, trazendo a apresentação proveniente de uma residência artística em que trabalhei minha pesquisa como artista convidado.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Rosa Santana, Universidade Federal da Bahia
Doutorando em Artes Cênicas (UFBA) com orientação da Profa. Dra. Ciane Fernandes e Estágio Doutoral - Bolsa Sanduíche/CAPES com a Profa. Dra. Vida Midgelow, na School of Performing Arts and Design - Middlesex University London. Graduado em Psicologia (UFU) e Dança (UFBA). Especialista e Mestre em Dança (PPGDança-UFBA), com formação em Hatha Yoga (Escola Yoga Santosha – Salvador). Artista da dança/performance, integrante do Coletivo A-Feto (Dir. Ciane Fernandes).

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Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas