Cibercultura e pedagogia das artes cênicas na escola

Resumo

Este trabalho apresenta o estado atual do desenvolvimento de pesquisa inserida no campo de estudos dos processos formativos em Artes Cênicas na Educação Básica brasileira. Seu objetivo é investigar as possibilidades de articulações das tecnologias digitais aos elementos de composição cênica. Partiu da observação de estudantes usuários das mídias digitais que manipulam conteúdo textual, sonoro ou de imagem a partir de poéticas próprias. A hipótese desta pesquisa se alicerçou, então, no entendimento de que a integração desses dispositivos às aulas de Teatro poderia ser mais uma potência de criação. A metodologia da pesquisa, até o momento, se desenvolveu dentro de duas vertentes. A primeira, relacionada ao estudo de aspectos conceituais sobre as relações entre os sujeitos e as suas tecnologias nos processos de criação. A segunda, de caráter empírico, foi a realização de um estudo-piloto em aulas de Teatro para adolescentes do Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2016. A via teórica levou ao conceito de cibercultura que o filósofo Pierre Lévy aborda no conjunto de sua obra como um descritor para as condutas de imersão digital. Um conceito que qualifica as práticas sociais e culturais por meio da informática quando esta se constitui como mais um elemento para o arsenal tecnológico da humanidade, possuindo as características de descentralização do conhecimento, interconexão, velocidade no acesso e no esgotamento de uma informação, ampliação, exteriorização e modificação das funções cognitivas. O estudo-piloto, em fase de análise de dados, evidenciou a necessidade de instrumentalização do professor a partir da prática de ações de capacitação artística e de elaboração de um planejamento específico.

Biografia do Autor

Lisinei Fátima Dieguez Rodrigues, Colégio de Aplicação da UFRGS
Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ingresso em 2015. Desenvolve pesquisa em Processos de Criação Cênicos na Educação Básica na perspectiva da cibercultura sob a orientação da Profe. Drª Marta Isaacsson. É Mestra em Artes Cênicas desde 2012, pelo mesmo PPGAC-UFRGS, onde trabalhou com a investigação da transdisciplinaridade e o ensino de teatro no Ensino Fundamental da Educação Básica com a orientação da Proª Drª Vera Lucia Bertoni dos Santos. É especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pela Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação no Bacharelado em Artes Cênicas-habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS (1993) e graduação em Educação Artística - habilitação em Artes Cênicas pela UFRGS (2003). Interessa-se por estudos curriculares na Educação Básica, pela Cultura Digital e pela informática na educação no âmbito do ensino do Teatro. Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRGS, lotada no Colégio de Aplicação da UFRGS. Exerceu funções de chefia no Departamento de Expressão e Movimento e a Coordenação da Área de Teatro nesse Colégio. Desenvolve ações de ensino e de pesquisa abordando as atividades integradas como possibilidades para a construção de aprendizagens significativas. Coordenou a edição 2015 do projeto de Educação a distância denominado “Teatro, música, tecnologia e EAD: um casamento possível?” desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFRGS envolvendo as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Projeto subsidiado com Bolsa de Monitoria para estudante da graduação através da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS. (lisinei@cap.ufrgs.br)
Marta Isaacsson, PPGAC/UFRGS
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação e pós-graduação de Artes Cênicas. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação (ABRACE), tendo presidido a mesma entidade no período de 2011-2012. Possui experiência de gestão administrativa em cargos de Direção de Unidade, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa. Integrou a Comissão Artes Cênicas SESU/MEC durante dois mandatos, tendo estado no segundo como coordenadora, liderando o processo de elaboração das diretrizes curriculares do ensino superior de Teatro e Dança e participando diretamente das avaliações de inúmeros cursos de graduação do país. Desde 2008, é bolsista produtividade de pesquisa CNPq, atualmente PQ 1B, pelo desenvolvimento de estudos no campo da Cena e Intermedialidade, voltados à questão da interferência da tecnologia de imagem nas artes cênicas. Sua formação de pós-graduação se fez inteiramente na Université de Paris III, com ênfase em Estudos Teatrais (1987-1991, bolsa CAPES). Tese de doutorado dedicada à arte do ator, "Le Processus Créateaur de lActeur: Stanislavski et Grotowski, étude dune filiation. Em 2006, contemplada com bolsa de pesquisa do Ministério de Relações Exteriores do Canadá, realizou coleta de documentos e entrevistas junto a importantes criadores cênicos/multimídia daquele país. Coordenou vários projetos de pesquisa com apoio FAPERGS e CNPq e também de realização de eventos, por meio dos quais possibilitou a vinda ao Brasil de renomados pesquisadores estrangeiros e a publicação de suas comunicações. Faz parte da Comissão Editorial de importantes periódicos nacionais da área de Artes Cênicas. Integrou a comissão organizadora das obras "Ensaios em Cena" (edição ABRACE, 2010), "Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade" (ed. Pão e Rosas, 2012), "Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações" (ed. ABRAE, 2013). Contribui continuamente com periódicos nacionais e internacionais, tendo recentemente publicado "Lassenza per infinite presenze", in Culture Teatrali de Università degli Studi di Bologna.

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Publicado
2018-03-19