Cibercultura e pedagogia das artes cênicas na escola
Resumo
Este trabalho apresenta o estado atual do desenvolvimento de pesquisa inserida no campo de estudos dos processos formativos em Artes Cênicas na Educação Básica brasileira. Seu objetivo é investigar as possibilidades de articulações das tecnologias digitais aos elementos de composição cênica. Partiu da observação de estudantes usuários das mídias digitais que manipulam conteúdo textual, sonoro ou de imagem a partir de poéticas próprias. A hipótese desta pesquisa se alicerçou, então, no entendimento de que a integração desses dispositivos às aulas de Teatro poderia ser mais uma potência de criação. A metodologia da pesquisa, até o momento, se desenvolveu dentro de duas vertentes. A primeira, relacionada ao estudo de aspectos conceituais sobre as relações entre os sujeitos e as suas tecnologias nos processos de criação. A segunda, de caráter empírico, foi a realização de um estudo-piloto em aulas de Teatro para adolescentes do Colégio de Aplicação da UFRGS, em 2016. A via teórica levou ao conceito de cibercultura que o filósofo Pierre Lévy aborda no conjunto de sua obra como um descritor para as condutas de imersão digital. Um conceito que qualifica as práticas sociais e culturais por meio da informática quando esta se constitui como mais um elemento para o arsenal tecnológico da humanidade, possuindo as características de descentralização do conhecimento, interconexão, velocidade no acesso e no esgotamento de uma informação, ampliação, exteriorização e modificação das funções cognitivas. O estudo-piloto, em fase de análise de dados, evidenciou a necessidade de instrumentalização do professor a partir da prática de ações de capacitação artística e de elaboração de um planejamento específico.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ABCIBER – Associação Brasileira de Cibercultura. Metas institucionais. Disponível em http://abciber.org.br/
Acesso em 21 de novembro de 2017.
ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Link Pedagogia das Artes Cênicas. Disponível em http://portalabrace.org/1/index.php/grupos-de-trabalho/pedagogia-das-artes-cenicas
Acesso em 08 de junho de 2017.
ANDRÉ, Carminda Mendes. O teatro pós-dramático na escola. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062007-092024/pt-br.php Acesso em 09 de março de 2016.
COUTINHO, Clara. LISBOA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011. P. 5 – 22.
Disponível em http://hdl.handle.net/1822/14854 Acesso em 28 de março de 2016.
Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Características da Cibercultura, Pierre Lévy 1999. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/ludicidade/aline/cibercultura.htm Acesso em 06 de junho de 2017
CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter artes / Inter media. Aletria, PPGL/UFMG, Belo Horizonte, p. 11- 41, jul-dez-2006.
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1357/1454
Acesso em 03 de março de 2016.
FAVERO, Rute Vera Maria. A cultura dos usos das redes na academia: um olhar de professores universitários, brasileiros e italianos, sobre o uso das mídias sociais na docência. Tese de Doutorado defendida no Programa de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com orientação da Profª Drª. Margarete Axt. Disponível em http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001011730&loc=2017&l=147330b262a05a5b Acesso em 04 de junho de 2017.
ISAACSSON, Marta. Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem. Artcultura, Uberlândia, v.23, n 23, p. 7 – 22, jul – dez, 2011. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/15120/8511
Acesso em 03 de março de 2016.
LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2009.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac e Sesc, 2014. Tradução Marcelo Gomes.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
http://lelivros.space/book/download-cibercultura-pierre-levy-em-epub-mobi-e-pdf/ Acesso em 04 de maio de 2017.
____. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1998
Disponível em http://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-Tecnologias-da-Intelig%C3%AAncia.pdf
Acesso em: 19 de novembro de 2017.
____. A internet e a crise do sentido. In. Ciberespaço: um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes & Ofícios, 2000.
OLIVEIRA, Fernanda Areias de. BIAZUS, Maria Cristina Vilanova. ISAACSSON, Marta. Projeções e corpos: intermedialidade potente na Pedagogia do Teatro. Lamparina: Revista de ensino de Teatro. UFMG, Belo Horizonte, 2015. Disponível em http://www.eba.ufmg.br/lamparina/index.php/revista/article/view/99
Acesso em 09 de março de 2016.
PALUDO, Luciana Paulo Castilho. Projeções poéticas: influência do advento das técnicas da iluminação, do cinema e do vídeo sobre a cênica moderna e contemporânea. Disponível em http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Arquivos2009/Extensao/I_encontro_inter_artes/16_Luciana_Barone.pdf
Acesso em: 19 de novembro de 2017.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PBWIKI. Disponível em http://aplicacaoeja.pbworks.com
Acesso em 22 de julho de 2017.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon MCB University Press, v.9, n. 5, 2001.
SANTOS, Vera Bertoni dos. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.