A sinestesia na dança

  • Mariana de Rosa Trotta Universidade Federal Fluminense

Resumo

A sinestesia na dança Mariana Trotta Doutoranda UFF GT Palavras-chave: dança – sinestesia – semiótica A dança-espetáculo, enquanto comunicação gestual estética, é uma semiótica sincrética, isto é, um texto que se manifesta por meio de uma pluralidade de linguagens submetidas a uma enunciação que organiza o espetáculo como uma unidade de sentido. O trabalho articula o sincretismo à sinestesia e põe em relevo o papel do elemento sensorial na produção do sentido. A base teórica do trabalho é a semiótica discursiva, especialmente os estudos de semiótica sincrética e aqueles que consideram o papel do corpo e dos afetos na produção do sentido.

Referências

FLOCH, Jean-Marie. Petites Mythologie de l’oeil et de l’esprit – pour une sémiotique plastique. Paris; Amsterdam: Hadès-Benjamins, 1985.

FLOCH, Jean-Marie. Une lecture de Tin-Tin au Tibet. Paris: PUF, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien & COURTÉS. Sémiotique 2: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, GREIMAS, Algirdas Julien. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações