A PRESENÇA ENTRE
Resumo
A presente comunicação reflete sobre o acontecimento teatral abordando o entre como perspectiva. O foco recai sobre a experiência do encontro, considerando a presença como um estado partilhado entre ator e espectador, desdobrando-se na produção dos próprios corpos como um estar-entre. Nesse pensamento, a presença, questão enigmática das artes da cena, não é atrelada à prática do ator como a capacidade de reter atenção do público, tampouco à recepção com o campo da subjetividade/criatividade do olhar, mas compreendida como relação. As noções de corpo, sujeito e teatro são tangenciadas pelo viés do acontecimento da experiência, indicando o entre como acesso. A reflexão dialoga com pensamentos da filosofia e do teatro, tendo como principal referencial teórico Jean-Luc Nancy e Jorge Dubatti.Referências
DERRIDA, Jacques. El tocar, Jean-Luc Nancy. Amorrortu, Buenos Aires, 2011.
DUBATTI, Jorge. Concepciones del teatro. Colihue, Buenos Aires, 2009.
DUBATTI, Jorge. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti in Urdimento, v.2, n.23, p 251-261, dezembro 2014.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença. Contraponto, Rio de Janeiro, 2010.
HEIDEGGER, Martin. Ser y tiempo. Trotta, Madrid 2003.
LEVINAS, Emmanuel. De la existencia a lo existente. Arenal, Madrid, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Perspectiva, São Paulo, 1971.
NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. 7 Letras, Rio de Janeiro, 2015.
NANCY, Jean-Luc. O peso de um pensamento, a aproximação. Palimage, Coimbra, 2011.
NANCY, Jean-Luc. Ser singular plural. Arena Libros, Madrid, 2006.
NANCY, Jean-Luc. The birth to presence. Stanford University Press, 1993.
NANCY, Jean-Luc. Corpus. Fordham University Press, New York, 2008. NANCY, Jean-Luc. El sentido del mundo. La marca, Buenos Aires, 2003.
NANCY, Jean-Luc. Ser singular plural. Arenal, Madrid, 2006.