Teatro e interatividade:a bases para a conceituação de uma peça-game

  • Lorena Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Marina Tedesco Universidade Federal Fluminense

Resumo

Apresenta-se aqui uma comunicação integrada à pesquisa de mestrado teórico-prática voltada ao próprio processo artístico da autora que investiga seu trabalho de diretora teatral na construção de um espetáculo interativo, onde se tenta instaurar tal interatividade entre atores e espectadores de forma semelhante ao que acontece nos videogames, em que momentos de OUTPUT e INPUT permitem, por meio de aplicativo de celular ou outro mecanismo de votação, que o público opine sobre caminhos do enredo a serem seguidos, dentre diversos ensaiados, montando, à cada dia de apresentação, uma combinação de cenas diferentes. Pensando nos usos e
significados dados às palavras Game e Jogo, tanto observando o uso cotidiano destas na língua portuguesa, como também tomando como marco teórico os pensadores Richard Schechner e Janet Murray, se discutirá uma possível nomenclatura para a prática teatral, que pode, posteriormente delinear este gênero.

Referências

CAYRES, Victor. Véu Carmim: um produto das Artes Cênicas inspirado no caráter procedimental dos jogos em meio digital. In: VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre, 2011. Disponível em: www.portalabrace.org , Acesso em: 13 de abril de 2013, às 14:28.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Unesp, 2003.

SCHECHNER, Richard. Jogo. In: LIGIÈRO, Zeca. (org) Performance e Antropologia de Richard Schechner. r. Mauad: Rio de Janeiro, 2012.

Publicado
2018-08-15
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção