Trabalho com máscara neutra e meia- máscara expressiva: Uma possível abordagem somática
Resumo
Este trabalho apresenta, inquietações que estão sendoabordadas no mestrado teórico-prático em Artes Cênicas no PPGACUFBA,
ao longo de dois semestres desde seu início em 2014.1 até o
presente momento. O estudo desenvolve questões acerca do corpomente
criativo e consciente a partir do uso da máscara neutra e meia
máscara expressiva e investiga exercícios que preparam o corpo para
sua utilização, atriculando a esta experimentação uma abordagem
somática.
Referências
ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BÉZIERS, Marie-Madeleine. A coordenação motora aspecto mecânico
da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição. São Paulo: Annablume, 2006.
GUEDES, C. M. Estudos sócio-culturais do movimento humano. Cadernos Documento, n.4, 1999.
HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. São Paulo: Manole, 2011.
KAMINOFF, Leslie; MATTHEWS, Amy. Anatomia da Yoga. São Paulo:
Manole, 2013.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
LECOQ, Jean Jaques. El cuerpo poético. Barcelona: Alba Ed., 1997.
MOMMENSOHN, Maria & PETRELLA, Paulo. Reflexões sobre Laban, o
mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.