Partenariat enseignant-artiste: a experiência francesa do teatro na educação
Resumo
O teatro na escola brasileira constitui hoje importante eixo de reflexão. Nestetexto, proponho partir da experiência francesa do teatro-educação, especialmente no que concerne ao dispositivo partenariat enseignant-artiste, para discutir alguns pontos pertinentes também para a situação brasileira.
Referências
BÉNÉZECH, Jean. « La naissance de l’ANRAT » in Trait d’Union. Paris :
ANRAT, no 14, Juillet 2007, p.32-33.
CARASSO, Jean-Gabriel. Nos enfants ont-ils droit à l'art et à la culture?
Toulouse : Éditions de l'Attribut, 2005.
CAUNE, Jean. La culture en action. De Vilar à Lang : le sens perdu. PUG,
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. SP: HUCITEC, 2010.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. SP: Perspectiva, 2002.
LASSALLLE, Jacques. « Seconde lecture » in Trait d’Union. Paris : ANRAT, no
, Juillet 2007, p.29-31.
LOYER, Emmanuelle. Le théâtre citoyen de Jean Vilar. Une utopie d’aprèsguerre. Paris: Presses universitaires de France, 1997.
SANTANA, Arão P. Teatro e formação de professores. São Luis: EDUFMA,
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação