Radionovelas e século XXI: A escuta como proposta para este milênio
Resumo
O presente artigo inspira-se no texto de Ítalo Calvino “Seis Propostas paraum novo milênio” e baseia-se na experiência do projeto “Nova Rádio
Caleidoscópio”, de realização de radionovelas no século XXI, para propor
uma reflexão sobre a oralidade na arte da atualidade como exercício da
escuta no mundo. Para tanto, discute as ideias de Mirna Spritzer (2005), cuja
pesquisa de doutoramento propôs o uso da radionovela como instrumento
pedagógico para o ator; Armindo Bião (1999) e sua discussão sobre a matriz
cultural da oralidade; Anne Uberfeld (2005), que utiliza a referencia de Brecht
para discutir a ideia de obra de arte como espaço propositivo de um modo de
estar no mundo; e a noção de “experiência” proposta por Larossa Bondía
(2001).
Referências
BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Matrizes Estéticas: o espetáculo da
baianidade. In: GREINER, Christne e BIÃO, Armindo (org.). Etnocenologia e
a Cena Baiana: textos reunidos. São Paulo: Annablume, 1999.
BUARQUE, Chico. Olê Olá. Interprete: Chico Buarque e Maria Betânia. In:
Chico Buarque. Chico Buarque e Hollanda. São Paulo: RGE, 1966. 1 CD.
Faixa 10.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.
Trad.: João Geraldi. In: Leituras SME. Campinas: FUMEC, 2002.
CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo milênio: lições
americanas. Trad.: Ivo Barroso. Companhia das Letras: São Paulo, 1990.
SPRITZER, Mirna. O Corpo tornado voz: a experiência pedagógica da peça
radiofônica. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
UBERFELD, Anna. Para ler o teatro. Trad.: José Simões [coord.]. São Paulo:
Perspectiva, 2005.