A dança pós-dramática do Judson Dance Theater
Resumo
O Judson Dance Theater estabelece um marco e uma zona deindiscernibilidade na história da dança. Formado por artistas de diversas
formações e atuações que não só a dança, este grupo tem ainda outras
características marcantes: constituiu um coletivo de dança independente sem a
figura de um diretor, evidenciando a ideia de um intérprete criador, além de ser
influenciado por considerações não-convencionais sobre composição musical
ressignificadas na composição coreográfica. Seus integrantes alargaram as
fronteiras da dança e a reterritorializaram como ponte, juntura, zona de
indiscernibilidade, noções tão caras aos filósofos Gilles Deleuze e Felix
Guattari, provocando interações entre informações e formações que raramente
interagiam, explicitando uma noção de dramaturgia do corpo. Tais
características fazem recordar ainda o conceito de “teatro pós-dramático”
sustentado por Hans-Thies Lehmann, para quem o teatro deve ser configurado
não pela temporalidade histórico-filosófica trazida pela noção de “teatro pósmoderno”,
mas por suas próprias particularidades criativas — uma vez que
esse fazer artístico não nega a modernidade, mas fecunda e explode questões
trazidas pela modernidade.
Referências
BANES, S. Greenwich Village 1963: avant-garde, performance e o corpo
efervescente. Rio de Janeiro : Rocco, 1999.
_________. Democracy’s Body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durham,
Duke University Press, 1987.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34,
LEHMANN, H. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MARQUES, I. “Vazio positivado: Robert Dunn e o indeterminado na dança” in: Dançando na escola. SP: Ed. Cortez, 2003, pp. 178-194.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas